Faculdades EST Repository

O contestado : movimento social e seu desdobramento na atual situação da região

Show simple item record

dc.creator Rosa, Geraldo Antônio da
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:33:53Z
dc.date.available 2008-11-13
dc.date.available 2016-06-17T20:33:53Z
dc.date.issued 2007-07-16
dc.identifier.citation ROSA, Geraldo Antônio da. The contestado : the social movement and its ramifications in the present situation in the region. 2007. 202 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/630
dc.description.abstract The present work aims to reflect on the "Contestado": social movement and its extending in the current educational situation of the region. This research integrates the Area of Concentration: religion and education, focusing on perspectives theological and educational. The "Contestado", is characterized as a social movement of great magnitude, being relegated historically to second plan, as the majority of the social movements. The thesis focus on the results of beforehand, for the education, of the known events as the "Contestado" war. From the current situation of the region it will be searched in the past, elements for the analysis of the conditions and the involved mechanisms in the related social-historical process. The first chapter analyzes the conceptual categories: social movement, messianism, Weber s sociological concept of charismatic authority, peasant, liberating education and liberation theology. The second chapter presents a historical panorama of the "Contestado", following the specified project of analysis: The Land - scene of innumerable episodes; the Contestado's man and social structure and the "Contestado" war. In the third chapter refers towards the analysis of the disappearance of the allusive plate to the movement of "Contestado" and the instituted educational process in the region. The last chapter presents the conceptualization of the curriculum and the influence of the means of production in the school s curriculum of the basic education. In addiction, it will also be analyzed the importance that is being given to the Regional History and the "Contestado" in the pertaining to school s curriculum of the basic education, analyzing pupils egresses of high school and history s teachers of the Public System of the State of Santa Catarina. eng
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Guerra do Contestado por
dc.subject Movimentos sociais por
dc.subject Currículo escolar por
dc.subject Santa Catarina por
dc.subject Sociologia educacional por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Contestado war eng
dc.subject Social movements eng
dc.subject School curriculum eng
dc.subject Santa Catarina eng
dc.subject Educational sociology eng
dc.title O contestado : movimento social e seu desdobramento na atual situação da região por
dc.title.alternative The contestado : the social movement and its ramifications in the present situation in the region eng
dc.type Tese por
dc.contributor.referee1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 por
dc.contributor.referee2 Wachholz, Wilhelm
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3084707254950329 por
dc.contributor.referee3 Pauly, Evaldo Luis
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/7187415721002122 por
dc.contributor.referee4 Nogueira, Sandra Vidal
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/1164669318007879 por
dc.description.resumo O presente trabalho propõe-se refletir sobre o Contestado: movimento social e seu desdobramento na atual situação educacional da região. Esta pesquisa integra a Área de Concentração: Religião e Educação, privilegiando as perspectivas teológica e educacional. O Contestado caracteriza-se como um movimento social de grande envergadura, sendo relegado historicamente a um segundo plano, como a maioria dos movimentos sociais. A tese focaliza o estudo das conseqüências advindas, para educação, dos acontecimentos conhecidos como Guerra do Contestado. A partir da atual situação da região foram buscados no passado elementos para análise das condições e dos mecanismos envolvidos no referido processo sócio-histórico. O primeiro capítulo analisa as categorias conceituais: movimento social, messianismo, concepção weberiana de carisma, camponês, educação libertadora e teologia da libertação. O segundo capítulo apresenta um panorama histórico do Contestado, seguindo o seguinte esquema de análise: a terra palco de inúmeros episódios; o homem do Contestado e estruturação social; e a Guerra do Contestado. O terceiro capítulo volta-se para a análise do sumiço da placa alusiva ao movimento do Contestado e o processo educacional instituído na região. O último capítulo apresenta a conceituação de currículo e a influência dos meios de produção no currículo escolar da educação básica. Foi analisado também o espaço da História Regional e do Contestado nos currículos escolares de educação básica, investigando alunos egressos do ensino médio e professores de história da rede pública do Estado de Santa Catarina. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4290166533847099 por
dc.contributor.advisor1 Ferraro, Alceu Ravanello
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2554901969383039 por


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account