dc.creator |
Coelho, Maria Efigênia Daltro |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-25T15:47:23Z |
|
dc.date.available |
2009-07-28 |
|
dc.date.available |
2016-07-25T15:47:23Z |
|
dc.date.issued |
2009-06-02 |
|
dc.identifier.citation |
COELHO, Maria Efigênia Daltro. Educação e religião como elementos culturais para a
superação da intolerância religiosa : integração e relação na
compreensão do ensino religioso. 2009. 63 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/62 |
|
dc.description.abstract |
The purpose of this research is to understand to what extent the influence of
Brazilian colonization interferes or complicates the understanding of Religious
Teaching and the relationship between educator and student in the reality we
live: a capital, Salvador, with a religious and cultural diversity, with an afrodescending
majority. We live with a series of prejudices and religious
intolerance that can turn the classes of Religious Teaching not as respectful as
they should be, as well as to harm the educational practice, turning classes in a
construction site of more prejudices. For this reason, we look at the need of
integration between education, religion and culture for the discernment between
educator and student, understanding that each one has his/her own
experiences and convictions of religious and cultural life, in which tolerance and
ethics are basic principles. |
eng |
dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Ensino Religioso |
por |
dc.subject |
Diversidade Religiosa e Cultural |
por |
dc.subject |
Intolerância
Religiosa |
por |
dc.subject |
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA |
por |
dc.subject |
Religious Teaching |
eng |
dc.subject |
Religious and Cultural Diversity |
eng |
dc.subject |
Religious
Intolerance |
eng |
dc.title |
Educação e religião como elementos culturais para a
superação da intolerância religiosa : integração e relação na
compreensão do ensino religioso |
por |
dc.type |
Dissertação |
por |
dc.contributor.advisor-co1 |
Klein, Remi |
|
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 |
por |
dc.description.resumo |
O propósito deste trabalho é entender até que ponto a influência da
colonização brasileira interfere ou dificulta o entendimento do Ensino Religioso
e o relacionamento educador(a) e educando(a) com essa realidade, já que
vivemos numa capital, Salvador, com uma diversidade religiosa e cultural, de
maioria afrodescendente. Convivemos com uma gama de preconceitos e
intolerância religiosa que podem fazer com que as aulas de Ensino Religioso
não sejam respeitadas como deveriam, bem como prejudicar a prática
educativa, transformando as aulas em espaço de construção de mais
preconceitos. Por esta razão, pontuamos a necessidade de uma integração
entre a educação, a religião e a cultura para o discernimento entre educador(a) e educando(a), entendendo que cada um possui suas próprias experiências e convicções de vida religiosa e cultural, nas quais tolerância e ética sejam princípios básicos. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2020627355049270 |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Neuenfeldt, Elaine Gleci |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2219390810707023 |
por |