Repositório Faculdades EST

Educação e religião como elementos culturais para a superação da intolerância religiosa : integração e relação na compreensão do ensino religioso

Mostrar registro simples

dc.creator Coelho, Maria Efigênia Daltro
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:47:23Z
dc.date.available 2009-07-28
dc.date.available 2016-07-25T15:47:23Z
dc.date.issued 2009-06-02
dc.identifier.citation COELHO, Maria Efigênia Daltro. Educação e religião como elementos culturais para a superação da intolerância religiosa : integração e relação na compreensão do ensino religioso. 2009. 63 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/62
dc.description.abstract The purpose of this research is to understand to what extent the influence of Brazilian colonization interferes or complicates the understanding of Religious Teaching and the relationship between educator and student in the reality we live: a capital, Salvador, with a religious and cultural diversity, with an afrodescending majority. We live with a series of prejudices and religious intolerance that can turn the classes of Religious Teaching not as respectful as they should be, as well as to harm the educational practice, turning classes in a construction site of more prejudices. For this reason, we look at the need of integration between education, religion and culture for the discernment between educator and student, understanding that each one has his/her own experiences and convictions of religious and cultural life, in which tolerance and ethics are basic principles. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Ensino Religioso por
dc.subject Diversidade Religiosa e Cultural por
dc.subject Intolerância Religiosa por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA por
dc.subject Religious Teaching eng
dc.subject Religious and Cultural Diversity eng
dc.subject Religious Intolerance eng
dc.title Educação e religião como elementos culturais para a superação da intolerância religiosa : integração e relação na compreensão do ensino religioso por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.advisor-co1 Klein, Remi
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.description.resumo O propósito deste trabalho é entender até que ponto a influência da colonização brasileira interfere ou dificulta o entendimento do Ensino Religioso e o relacionamento educador(a) e educando(a) com essa realidade, já que vivemos numa capital, Salvador, com uma diversidade religiosa e cultural, de maioria afrodescendente. Convivemos com uma gama de preconceitos e intolerância religiosa que podem fazer com que as aulas de Ensino Religioso não sejam respeitadas como deveriam, bem como prejudicar a prática educativa, transformando as aulas em espaço de construção de mais preconceitos. Por esta razão, pontuamos a necessidade de uma integração entre a educação, a religião e a cultura para o discernimento entre educador(a) e educando(a), entendendo que cada um possui suas próprias experiências e convicções de vida religiosa e cultural, nas quais tolerância e ética sejam princípios básicos. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2020627355049270 por
dc.contributor.advisor1 Neuenfeldt, Elaine Gleci
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2219390810707023 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta