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Educação e transcendência : dimensões contempláveis, aspectos edificáveis, categorias compartilháveis

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dc.creator Schock, Marlon Leandro
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:33:51Z
dc.date.available 2008-11-04
dc.date.available 2016-06-17T20:33:51Z
dc.date.issued 2008-02-29
dc.identifier.citation SCHOCK, Marlon Leandro. Educação e transcendência : dimensões contempláveis, aspectos edificáveis, categorias compartilháveis. 2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/625
dc.description.abstract The present dissertation is a study about the human transcendence. It broaches the cultural/ontological character of the transcendence and its apprehension and manifestation through ponderable dimensions, of constructible aspects and sharing categories. Starting from the elements which the author calls "transcendence means", it aims, having as main speaker Paulo Freire, tracing some relations of the transcendence with the education. Throughout the work it aims answering some questions about the transcendence theme in relation to the education. In the first chapter it broaches the most central question of the investigation: the human being as a being of transcendence. In this discussion were included the consequent questions of transcendence as ontology or cultural process and the essential and dynamical relation between human transcendence and immanence too. Along the investigation it was shown to be necessary an analogy between the terms transcendence and sacred, noticed that this second one demonstrated to hold meaning similarities, and therefore, it became analysis subject for possible distinction and in order to trace probable affinity points. In the second chapter, having the pedagogue Paulo Freire as a reference for this dialogue the author intends answering the questions related to the education and its relation with the human transcendence ability more specifically. Starting from this slant it investigates in Freire the transcendence means that find their matches enlisted in the first chapter, viewpoint from which the reflection about the function of the education in relation to the incompleteness, to the human amplitude and inquietude start. eng
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Transcendentalidade por
dc.subject Transcendência por
dc.subject Imanência por
dc.subject Educação por
dc.subject Paulo Freire por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Transcendence eng
dc.subject Immanence eng
dc.subject Education eng
dc.subject Paulo Freire eng
dc.title Educação e transcendência : dimensões contempláveis, aspectos edificáveis, categorias compartilháveis por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Wachs, Manfredo Carlos
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8679182448370232 por
dc.contributor.referee2 Streck, Danilo Romeu
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2250864123409266 por
dc.description.resumo A presente dissertação é um estudo sobre a transcendentalidade humana. Aborda o caráter ontológico/cultural da transcendência e sua apreensão e manifestação através de dimensões contempláveis, de aspectos edificáveis e categorias compartilháveis. A partir dos elementos que o autor chama de meios de transcendência, procura traçar algumas relações da transcendência com a educação, tendo por principal interlocutor Paulo Freire. Ao longo do trabalho busca responder algumas questões sobre a temática da transcendência em relação à educação. No primeiro capítulo aborda a questão mais central da pesquisa: o ser humano como um ser de transcendência. Nesta discussão entraram as questões corolárias da transcendência como ontologia ou processo cultural e também a relação dinâmica e essencial entre transcendência e imanência humanas. No decorrer da pesquisa se mostrou necessária uma analogia entre os termos transcendência e sagrado, visto que este segundo demonstrou possuir similaridades de significado e, por isto, se tornou passível de análise para possível distinção e para poder traçar prováveis pontos de afinidade. No segundo capítulo o autor intenta responder mais especificamente as questões ligadas à educação e à sua relação com a capacidade humana de transcendência, tendo o pedagogo Paulo Freire como referencial para este diálogo. A partir deste viés investiga em Freire os meios de transcendência que encontram seus pares arrolados no primeiro capítulo, prisma a partir do qual parte para a reflexão sobre a função da educação em relação à incompletude, à inquietude e a amplitude humanas. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2873700004508244 por
dc.contributor.advisor1 Klein, Remi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por


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