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Escola comunitária : trama entre sujeitos e instituição

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dc.creator Schneider, Joni Roloff
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:33:44Z
dc.date.available 2008-05-26
dc.date.available 2016-06-17T20:33:44Z
dc.date.issued 2008-04-02
dc.identifier.citation SCHNEIDER, Joni Roloff. Escola comunitária : trama entre sujeitos e instituição. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/613
dc.description.abstract This research aims at investigating the relations and experiences plots among many instances (subjects, support and social or context community) that are the community schools from Rede Sinodal de Educação (RSE), of Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), in Taquari s Valley. We wish to contribute to the development of competences needed to the participative management, inside a context of modern s transformations to the before modern. The community schools connected to the RSE showed up in the Germany s immigration that brought their educational inheritance from the first Christian communities and the Martin Luther s Reform movement. During the history, the community schools contributions were fundamental to the country s educational development. With the before modern, as many other institutions, also them have suffered a century s process that affects the way of doing and the relations inside the schools. In this way, the participative management has became a challenge model to the institutions that wish to keep their continuous in times of before modern which human relations fragile is constant. Overcoming the individualism practice inside the school through collective work, extending the participation s spaces and the co-responsibility from the different subjects in the decisions is the biggest challenge from the current management of these schools. With all of these, we justify the relevance of the research in the Taquari s Valley, a region where community and the participation, until a few time so essential in peoples life due to their cultural inheritance, they are threaten by the influence of the consequences of the before modern. Therefore, we wish to assist the community schools of RSE in Taquari s Valley to improve the scholar management with a participative process, as well in the development of the skills and competences managers. eng
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Igreja por
dc.subject Instituição Comunitária por
dc.subject Pós-modernidade por
dc.subject Gestão Participativa por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Church eng
dc.subject Community Institution eng
dc.subject Before modern eng
dc.subject Participative management eng
dc.title Escola comunitária : trama entre sujeitos e instituição por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Klein, Remi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.contributor.referee2 Dreher, Martin Norberto
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3539434803899444 por
dc.description.resumo Este estudo tem como objetivos analisar a trama de relações e vivências entre as diversas instâncias (sujeitos, mantenedora e comunidade social ou contextual) que constituem as escolas comunitárias da Rede Sinodal de Educação (RSE), da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), no Vale do Taquari, contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias para a gestão participativa, dentro de um contexto de transformações da modernidade para a pós-modernidade. As escolas comunitárias ligadas à RSE surgiram no contexto da imigração alemã, que trouxe sua herança educacional das primeiras comunidades cristãs e do movimento da Reforma de Martim Lutero. Ao longo da história as contribuições das escolas comunitárias foram fundamentais no desenvolvimento educacional do país. Com o advento da pós-modernidade, assim como outras instituições, também elas têm sofrido um processo de secularização que afeta o modo de fazer e as relações dentro das escolas. Nesse sentido, a gestão participativa tornou-se o modelo desafiador para as instituições que desejam manter a sua continuidade em tempos de pós-modernidade em que a fragilidade das relações humanas é uma constante. Superar a prática individualista no interior da escola através do trabalho coletivo, da ampliação de espaços de participação e da co-responsabilidade dos diferentes sujeitos nas tomadas de decisão é o grande desafio da gestão atual dessas escolas. Diante de tudo isso, justifica-se a relevância do estudo no contexto do Vale do Taquari, região em que a comunitariedade e a participação, até a pouco essencial no cotidiano das pessoas devido a herança cultural, estão ameaçadas por influência das conseqüências da pós-modernidade. Deseja-se, portanto, auxiliar as escolas comunitárias da RSE do Vale do Taquari para o aperfeiçoamento da gestão escolar a partir de um processo participativo, bem como no desenvolvimento de habilidades e competências dos gestores. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2465628934181151 por
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 por


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