Repositório Faculdades EST

O(a) professor(a) de ensino religioso e os(as) alunos(as) de 4ª e 5ª série do ensino fundamental : as relações de troca de saberes e de confiança no espaço educativo da sala de aula

Mostrar registro simples

dc.creator Fortes, Gianice Stabile
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:50:34Z
dc.date.available 2009-07-15
dc.date.available 2016-07-25T15:50:34Z
dc.date.issued 2008-12-12
dc.identifier.citation FORTES, Gianice Stabile. O(a) professor(a) de ensino religioso e os(as) alunos(as) de 4ª e 5ª série do ensino fundamental : as relações de troca de saberes e de confiança no espaço educativo da sala de aula. 2008. 114 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/60
dc.description.abstract This paper aims at analyzing the exchange of loyalty, affection and confidence between the Religion Education teacher and 4th and 5th graders (Elementary School) in the classroom of a Methodist school in Porto Alegre as all the aspects related to such interaction, having as a goal conscious and reflective growth of all those taking part in the process. Thus, in order to cover these aspects, this paper is organized in three chapters. The first one is about the teaching of Religion as a religious phenomenon and all the documents which refer to it. The second chapter draws on issues related to children and adolescents who are in the 4th and 5th grades connecting biopsychosocial, cognitive and religious aspects. The third chapter studies teacher s educational background and presents the results of the research. The methodology applied is the participative research. Three observations were made in a 4th grade morning group and three in an afternoon group, three observations were made in a 5th grade morning group and another three in an afternoon group. It is important to mention that the teachers work in different shifts. After the observations period, two questionnaires with semi-open questions were prepared and addressed to the teachers who were able to discuss the questions with the researcher. Another questionnaire with objective questions was prepared and addressed to the students who could only answer it under parents consent. Results were analyzed by the researcher and represented through the use of graphics. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Ensino Religioso por
dc.subject Relações educativas por
dc.subject Inter-religioso por
dc.subject Formação docente por
dc.subject Transformação por
dc.subject Religion education eng
dc.subject Educational relations eng
dc.subject Inter-religious eng
dc.subject Teachers background eng
dc.subject Transformation eng
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.title O(a) professor(a) de ensino religioso e os(as) alunos(as) de 4ª e 5ª série do ensino fundamental : as relações de troca de saberes e de confiança no espaço educativo da sala de aula por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Klein, Remi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.contributor.referee2 Brustolin, Leomar Antônio
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3688657694876591 por
dc.description.resumo O tema abordado nesta dissertação refere-se às relações de confiança, troca e afetividade estabelecidas no espaço educativo da sala de aula entre o(a) professor(a) de Ensino Religioso e os(as) alunos(as) de 4ª e 5ª série do Ensino Fundamental, de uma instituição confessional metodista, em Porto Alegre, e todos os aspectos a ele relacionados para que tenhamos um trabalho de qualidade, bem como para um crescimento consciente e reflexivo de todos(as) os(as) envolvidos(as) neste processo. Sendo assim, para que estes aspectos sejam abordados, a dissertação de Mestrado está distribuída em três capítulos, sendo o primeiro capítulo voltado para o Ensino Religioso enquanto fenômeno religioso e toda a documentação pertinente ao seu trabalho, o segundo capítulo voltado para as questões referentes à criança e ao(à) adolescente que se encontram na faixa etária de 4ª e 5ª série do Ensino Fundamental, relacionando os aspectos biopsicossociais, cognitivos e religiosos, e o terceiro capítulo sobre a formação docente e a apresentação dos resultados da pesquisa de campo. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante, onde foram realizadas três observações com uma turma de 4ª série do turno da manhã, três observações com uma 4ª série do turno da tarde, três observações com uma 5ª série do turno da manhã e três observações com uma 5ª série do turno da tarde. Cabe destacar que as professoras trabalham em turnos distintos. Após as observações foram elaborados dois questionários, um destinado às professoras, com questões semi-dirigidas, que tiveram a oportunidade de discuti-lo com a pesquisadora, e outro destinado aos(às) alunos(as), com questões objetivas. Os(As) alunos(as) responderam ao questionário, após autorização dos(as) responsáveis através de um Termo de Consentimento. Os resultados da pesquisa foram analisados pela pesquisadora e representados através de gráficos. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1637665050975033 por
dc.contributor.advisor1 Wachs, Manfredo Carlos
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8679182448370232 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta