dc.creator |
Wegner, Maraike |
|
dc.date.accessioned |
2016-06-17T20:33:42Z |
|
dc.date.available |
2008-05-02 |
|
dc.date.available |
2016-06-17T20:33:42Z |
|
dc.date.issued |
2008-03-13 |
|
dc.identifier.citation |
WEGNER, Maraike. Pedagogia social e valores : o resgate do direito à educação. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/607 |
|
dc.description.abstract |
Social Pedagogy is a science that studies the ways of including both those who
deviate and those who are deviated from social participation legitimate environments.
In order that social inclusion takes place, these children and youths should play an
active role in specific learning and socializing processes that enable improvements in
their apprenticeship and socialization. Pedagogical intervention is a mediation in
learning activity and a way of conducting and purposing educational processes
through relationships. Those children and youths require a mediation of new values
in order that they can collectively take part in teaching environments made legitimate
by society. Those interventions intercede in single learning and socializing processes
by means of the mediation of practical, attitudinal content. Apprenticeship takes place
through one s interaction with others and the environment, with the society where
one lives. Group problem solving stimulates internal evolutionary traits that act when
a child interacts with others. The interaction among others is based on values that
guide our behavior. Those values describe the valuations that qualify acts, people,
feelings, behaviors and/or the moral valuations of our behavior. Faith is composed of
the values that have centralizing power in our lives; it is relational and seeks equity
among the people. In order that equity is met, common values shall be the location
where social educators will lay their hearts . Common values stand for the welfare of
the insertion group and direct one s attention towards favorable conditions so that
everyone can evolve. While every person is assured basic rights to social inclusion,
many are not able to benefit from that. Social Pedagogy is an alternative for
achieving social inclusion and the required educational justice. |
eng |
dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Pedagogia Social |
por |
dc.subject |
Valores |
por |
dc.subject |
Direitos |
por |
dc.subject |
Socialização |
por |
dc.subject |
Mediação pedagógica |
por |
dc.subject |
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO |
por |
dc.subject |
Social Pedagogy |
eng |
dc.subject |
Values |
eng |
dc.subject |
Human rights |
eng |
dc.subject |
Socialization |
eng |
dc.subject |
Pedagogical intervention |
eng |
dc.title |
Pedagogia social e valores : o resgate do direito à educação |
por |
dc.type |
Dissertação |
por |
dc.contributor.referee1 |
Klein, Remi |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 |
por |
dc.contributor.referee2 |
Streck, Danilo Romeu |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2250864123409266 |
por |
dc.description.resumo |
A Pedagogia Social é a ciência que busca estudar as formas de incluir
socialmente os desviantes e os desviados de locais legitimados de participação
social. Para que a inclusão aconteça, essas crianças e jovens devem participar
ativamente de processos de aprendizagem e socialização específicos que
possibilitem melhoras na sua aprendizagem e socialização. A mediação pedagógica
é uma intervenção na ação da aprendizagem e da socialização dos indivíduos,
representando uma maneira de conduzir processos educativos e de significá-los
através de relações. Essas crianças e jovens necessitam da mediação de novas
valorações, para que possam participar coletivamente dos ambientes de ensino
legitimados pela sociedade. Mediações de valores coletivos acontecem através de
conteúdos atitudinais, práticos. A aprendizagem e o desenvolvimento se dão através
da interação com os outros e com o mundo, com a sociedade onde vivem. A solução
grupal de problemas desperta traços evolutivos internos que operam quando a
criança interage com outros. A interação com os demais acontece fundamentada em
valores que norteiam nossas condutas. Valores descrevem as qualidades que
qualificam atos, pessoas, sentimentos, modos de conduta e/ou os ditames morais. A
fé é constituída pelos valores que têm poder centralizador em nossas vidas; ela é
relacional e busca a igualdade entre as pessoas. Para atingir o objetivo da
igualdade, os valores coletivos serão os locais onde os educadores e as
educadoras sociais colocarão seus corações . Valores coletivos buscam o bemestar
do grupo de inserção e estimulam a atenção pelas condições favoráveis para
que todos se desenvolvam. Embora todos tenham assegurados direitos mínimos
para a inclusão social, muitos não desfrutam dessa situação. A Pedagogia Social é
uma alternativa para a inserção social e a justiça educativa necessárias. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1351689087661229 |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Brandenburg, Laude Erandi |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 |
por |