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Pedagogia social e valores : o resgate do direito à educação

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dc.creator Wegner, Maraike
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:33:42Z
dc.date.available 2008-05-02
dc.date.available 2016-06-17T20:33:42Z
dc.date.issued 2008-03-13
dc.identifier.citation WEGNER, Maraike. Pedagogia social e valores : o resgate do direito à educação. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/607
dc.description.abstract Social Pedagogy is a science that studies the ways of including both those who deviate and those who are deviated from social participation legitimate environments. In order that social inclusion takes place, these children and youths should play an active role in specific learning and socializing processes that enable improvements in their apprenticeship and socialization. Pedagogical intervention is a mediation in learning activity and a way of conducting and purposing educational processes through relationships. Those children and youths require a mediation of new values in order that they can collectively take part in teaching environments made legitimate by society. Those interventions intercede in single learning and socializing processes by means of the mediation of practical, attitudinal content. Apprenticeship takes place through one s interaction with others and the environment, with the society where one lives. Group problem solving stimulates internal evolutionary traits that act when a child interacts with others. The interaction among others is based on values that guide our behavior. Those values describe the valuations that qualify acts, people, feelings, behaviors and/or the moral valuations of our behavior. Faith is composed of the values that have centralizing power in our lives; it is relational and seeks equity among the people. In order that equity is met, common values shall be the location where social educators will lay their hearts . Common values stand for the welfare of the insertion group and direct one s attention towards favorable conditions so that everyone can evolve. While every person is assured basic rights to social inclusion, many are not able to benefit from that. Social Pedagogy is an alternative for achieving social inclusion and the required educational justice. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Pedagogia Social por
dc.subject Valores por
dc.subject Direitos por
dc.subject Socialização por
dc.subject Mediação pedagógica por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Social Pedagogy eng
dc.subject Values eng
dc.subject Human rights eng
dc.subject Socialization eng
dc.subject Pedagogical intervention eng
dc.title Pedagogia social e valores : o resgate do direito à educação por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Klein, Remi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.contributor.referee2 Streck, Danilo Romeu
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2250864123409266 por
dc.description.resumo A Pedagogia Social é a ciência que busca estudar as formas de incluir socialmente os desviantes e os desviados de locais legitimados de participação social. Para que a inclusão aconteça, essas crianças e jovens devem participar ativamente de processos de aprendizagem e socialização específicos que possibilitem melhoras na sua aprendizagem e socialização. A mediação pedagógica é uma intervenção na ação da aprendizagem e da socialização dos indivíduos, representando uma maneira de conduzir processos educativos e de significá-los através de relações. Essas crianças e jovens necessitam da mediação de novas valorações, para que possam participar coletivamente dos ambientes de ensino legitimados pela sociedade. Mediações de valores coletivos acontecem através de conteúdos atitudinais, práticos. A aprendizagem e o desenvolvimento se dão através da interação com os outros e com o mundo, com a sociedade onde vivem. A solução grupal de problemas desperta traços evolutivos internos que operam quando a criança interage com outros. A interação com os demais acontece fundamentada em valores que norteiam nossas condutas. Valores descrevem as qualidades que qualificam atos, pessoas, sentimentos, modos de conduta e/ou os ditames morais. A fé é constituída pelos valores que têm poder centralizador em nossas vidas; ela é relacional e busca a igualdade entre as pessoas. Para atingir o objetivo da igualdade, os valores coletivos serão os locais onde os educadores e as educadoras sociais colocarão seus corações . Valores coletivos buscam o bemestar do grupo de inserção e estimulam a atenção pelas condições favoráveis para que todos se desenvolvam. Embora todos tenham assegurados direitos mínimos para a inclusão social, muitos não desfrutam dessa situação. A Pedagogia Social é uma alternativa para a inserção social e a justiça educativa necessárias. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1351689087661229 por
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 por


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