dc.creator |
Stürmer, Rosangela |
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dc.date.accessioned |
2016-06-17T20:33:40Z |
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dc.date.available |
2008-05-07 |
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dc.date.available |
2016-06-17T20:33:40Z |
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dc.date.issued |
2008-02-28 |
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dc.identifier.citation |
STÜRMER, Rosangela. Religiosidade popular : uma análise dos PCNs do Ensino Religioso em confronto com a práxis pedagógica. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/603 |
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dc.description.abstract |
Study which aims to examine the relationship between popular religiosity and National Curricular Parameters of Religious Education in confrontation with the pedagogical practice.
The first part deals with the emergence of popular religiosity. For that were held in Group research: Religiosities People's Institute of Theology and Pastoral - ITEPA observations of expressions of popular religiosity in different places and these comments were made the logs.
The question about what makes human beings seek in any way express their religiosity and the search for transcendence and value to the sacred end this first part. The second part seeks to understand the popular religiosity in an anthropological sense. It addresses the relationship
that the human being has with the sacred strongly present in popular religiosity. Since the
sacred is a category present in all religions and is mainly in popular religiosity that people
express so well the creative, with simplicity without caring about the speeches theological
institutions. Therefore if brings two experiences in the classroom to show that the
manifestations of popular religiosity are present in the daily school. From the answers found
in this part of the work is that the questions arise concerning the beliefs of teachers and
students in connection with the knowledge. So it is important to review how the National
Curricular Parameters of Religious Education present the theme of popular religiosity.
Through an experiment in the classroom noted that there is a tension between belief and
knowledge. To try to circumvent this problem is proposed to pedagogy of the question, which
comes to show that the most important are not the answers but the questions. |
eng |
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
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dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Religiosidade popular |
por |
dc.subject |
Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso |
por |
dc.subject |
Sagrado |
por |
dc.subject |
Crença e conhecimento |
por |
dc.subject |
Pedagogia da pergunta |
por |
dc.subject |
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO |
por |
dc.subject |
Popular religiosity |
eng |
dc.subject |
National Curricular Parameters of Religious Education |
eng |
dc.subject |
The sacred |
eng |
dc.subject |
The belief and knowledge |
eng |
dc.subject |
Pedagogy of the question |
eng |
dc.title |
Religiosidade popular : uma análise dos PCNs do Ensino Religioso em confronto com a práxis pedagógica |
por |
dc.type |
Dissertação |
por |
dc.contributor.referee1 |
Wachs, Manfredo Carlos |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8679182448370232 |
por |
dc.contributor.referee2 |
Lopes, José Rogério |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5121360004451480 |
por |
dc.description.resumo |
Estudo que objetiva analisar a relação entre religiosidade popular e os Parâmetros
Curriculares Nacionais do Ensino Religioso em confronto com a práxis pedagógica. A
primeira parte aborda o surgimento da religiosidade popular procurando conceituá-la. Para
isso foram realizadas no Grupo de pesquisa: Religiosidade Popular do Instituto de Teologia e
Pastoral ITEPA observações de manifestações de religiosidade popular em diferentes locais
e dessas observações foram realizados os diários de bordo. A pergunta sobre o que faz o ser
humano buscar expressar de alguma forma sua religiosidade, assim como a busca de
transcendência e o valor ao sagrado, finalizam esta primeira parte. A segunda parte procura
compreender a religiosidade popular num sentido antropológico. Aborda a relação que o ser
humano tem com o sagrado fortemente presente na religiosidade popular. Sendo que o
sagrado é uma categoria presente em todas as religiões e é principalmente na religiosidade
popular que as pessoas o expressam de forma bem criativa, com simplicidade, sem se
preocuparem com os discursos teológicos das instituições. Neste sentido, traz-se duas
experiências em sala de aula para mostrar que as manifestações de religiosidade popular estão
presentes no cotidiano escolar. A partir das respostas encontradas nesta parte do trabalho
surgem as questões referentes às crenças dos docentes e discentes e a relação com o
conhecimento. Por isso é importante rever de que modo os Parâmetros Curriculares Nacionais
do Ensino Religioso apresentam o tema da religiosidade popular. Através de uma experiência
em sala de aula constata-se que há uma tensão entre crença e conhecimento. Para tentar
contornar essa problemática propõe-se a pedagogia da pergunta, a qual vem demonstrar que o
mais importante não são as respostas, mas os questionamentos. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1223752506044373 |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Klein, Remi |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 |
por |