Repositório Faculdades EST

As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe

Mostrar registro simples

dc.creator Silva, Argentina Cardoso e
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:36:55Z
dc.date.available 2016-03-03
dc.date.available 2016-07-25T15:36:55Z
dc.date.issued 2015-09-14
dc.identifier.citation SILVA, Argentina Cardoso e. As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/595
dc.description.abstract This study is an approach on curriculum of a private school with a focus on reality experienced in this school. The theme is basically questions concerning the pedagogical concepts and its manifestation in curriculum design. Aims to describe the curriculum as an area of educational interactions, and a set of teaching guidelines that are articulated to guide the organization and the development of autonomous educational practices aimed at the integral formation of children and young people within the current Curriculum Proposal of Antonio College Araripe. The analysis is guided by the National Curriculum Parameters, from the point of view of historians, laws, experts and their teachers, in order to contribute to teacher training. The methodology used was through a literature search that takes the principles of qualitative approach, understanding that, in the social sciences and dealing specifically with educational phenomena, is identified as unfinished character, with creative dimension, self-forming, and intentionality. We also used observations together teachers and students of the institution for a more accurate basis. Also taking the significant contribution of authors such as Freire, Libâneo, Saviane, Gonzales and others. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Tendências pedagógicas por
dc.subject Currículo por
dc.subject Escola por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE por
dc.subject Pedagogical trends eng
dc.subject Curriculum eng
dc.subject School eng
dc.title As novas tendências pedagógicas e concepções curriculares no currículo do Colégio Antônio Araripe por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Klein, Remi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.description.resumo Este estudo faz uma abordagem acerca do currículo de uma escola particular com foco na realidade vivenciada nessa escola. O tema trata, basicamente, de questões relativas às concepções pedagógicas e sua manifestação na elaboração do currículo. Tem como objetivo, descrever o currículo como um espaço de interações educativas e, um conjunto de diretrizes pedagógicas que se articulam para orientar a organização e o desenvolvimento das práticas educativas autônomas voltadas para a formação integral de crianças e jovens, dentro da atual Proposta Curricular do Colégio Antônio Araripe. A análise está orientada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, do ponto de vista de historiadores, legislações, especialistas e de seus professores, tendo em vista contribuir para a formação docente. A metodologia utilizada foi através de uma pesquisa bibliográfica que assume os princípios da abordagem qualitativa, entendendo que está, no âmbito das ciências sociais e tratando especificamente de fenômenos educacionais, identifica-se como de caráter inacabado, com dimensão criativa, auto formadora, e com intencionalidade. Utilizou-se também de observações juntos aos professores e alunos da referida instituição para um embasamento mais acurado. Tendo também a contribuição expressiva de autores como Freire, Libâneo, Saviani, Moreira, Veiga Neto entre outros. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta