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Educação por princípios: uma abordagem de ensino e aprendizagem para o pleno desenvolvimento do indivíduo

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dc.creator Alves, Monica Pinz
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:35:30Z
dc.date.available 2015-11-05
dc.date.available 2016-07-25T15:35:30Z
dc.date.issued 2015-07-31
dc.identifier.citation ALVES, Monica Pinz. Educação por princípios: uma abordagem de ensino e aprendizagem para o pleno desenvolvimento do indivíduo. 2015. 198 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/589
dc.description.abstract The goal of this dissertation is to present the teaching and learning approach called Education through Principles, a methodological proposal which originated in the United States and its relation with the holistic development of the students. The research of bibliographic character first does a survey of the public policies currently in effect in the Brazilian educational system, presenting the guidelines which foresee the holistic development of the individual exposing some existing frailties in the day to day life of the schools. In sequence the research describes Education through Principles, presenting its approach to teaching and learning, its methodological proposal and how it proposes a holistic development, body, soul and spirit, investigating the pedagogical elements used in the daily life of the schools which use this approach. The Elementarisierung (elementarization) approach, a German educational proposal, described in the work for the curricular component of Religious Education in Germany, has as its goal to contribute to the holistic development of the person and is inserted in this work to verify the possibility of helping in the Education through Principles approach. At the end of the dissertation, based on the public policies and the approaches which were researched, the focus turns to the profile of the educator, his or her academic formation, spirituality and internal disposition faced with the proposal of contributing to the holistic development of the student. eng
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Educação por princípios por
dc.subject Proposta pedagógica por
dc.subject Métodos por
dc.subject Elementarisierung por
dc.subject EDUCAÇÃO E RELIGIÃO por
dc.subject Education through principles eng
dc.subject Pedagogical proposal eng
dc.subject Methods eng
dc.subject Elementarisierung eng
dc.title Educação por princípios: uma abordagem de ensino e aprendizagem para o pleno desenvolvimento do indivíduo por
dc.type Tese por
dc.contributor.referee1 Klein, Remi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.contributor.referee2 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 por
dc.contributor.referee3 Cunha, Kátia Silva
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/8333609070079117 por
dc.contributor.referee4 Kunz, Marivete Zanoni
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/5398997327124397 por
dc.description.resumo A presente tese objetiva apresentar a abordagem de ensino e aprendizagem denominada Educação por Princípios, uma proposta metodológica originada dos Estados Unidos, e sua relação com o pleno desenvolvimento dos educandos e das educandas. A pesquisa de cunho bibliográfico primeiramente faz um levantamento sobre as políticas públicas vigentes no sistema educacional brasileiro, apresentando as diretrizes que preveem o pleno desenvolvimento do indivíduo expondo algumas fragilidades existentes no dia a dia das escolas. A seguir a pesquisa descreve a Educação por Princípios, apresentando sua abordagem de ensino e aprendizagem, sua proposta metodológica e como esta propõe o desenvolvimento integral, corpo, alma e espírito, investigando os elementos pedagógicos utilizados nas escolas que adotam esta abordagem. A abordagem da Elementarisierung (elementarização), uma proposta educacional alemã, descrita para o trabalho no componente curricular de Ensino Religioso na Alemanha, tem como objetivo contribuir para o pleno desenvolvimento da pessoa e é inserida neste trabalho para averiguar a possibilidade de auxiliar na abordagem da Educaçao por Princípios. Ao finalizar a tese, com base nas políticas públicas e nas abordagens pesquisadas, o enfoque é voltado ao perfil do educador e da educadora, sua formação acadêmica, espiritualidade e disposição interior frente à proposta de contribuir para o pleno desenvolvimento do educando e da educanda. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0166716091056837 por
dc.contributor.advisor1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 por


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