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Cultura de paz, um caminho de esperança para a educação

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dc.creator Hübner, Jussara Marques
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:16:46Z
dc.date.available 2015-11-05
dc.date.available 2016-07-25T15:16:46Z
dc.date.issued 2014-08-15
dc.identifier.citation HÜBNER, Jussara Marques. Cultura de paz, um caminho de esperança para a educação. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/584
dc.description.abstract This thesis has as its general goal to present the importance of the Culture of Peace examining the Sermon on the Mount in harmony with the Pillars of Bioethics and their contributions to the promotion of a Culture of Peace. And Education as an appropriate instrument in divulging and promoting a Culture of Peace with religion as a strong ally of science in the propagation of peace. The specific goals are: to present the World Movement of a Culture of Peace; contribute to the study of the Sermon on the Mount and the pillars of Bioethics in the promotion of the Culture of Peace; reflect on the role of the school as a propitious space for the implantation of a Culture of Peace without forgetting its challenges while maintaining hope and faith in better days; to present some of the challenges of the school today and possible ways out of the crises of contemporaneity within the schools. The thesis is divided into three chapters. The first deals with the Culture of Peace. The second is about the contribution of religion, specifically the Christian religion, through the Sermon on the Mount proffered by Jesus Christ, and the Pillars of Bioethics. And the last deals with the school as a propitious space for the implantation of a culture of peace. We dialogued with: Boff, Dreyfus, Nascimento, Engelmann, Milani, Dias, Noleto, Rodrigues, Sinner, Waiselfisz, Barchifotaine, Beauchamp, Brakemeier, Comte- Sponville Cescon and Nodari, Delors, Sales, Gadoti, Estáquio, Martin Lutero, Boock, D´Ambrósio, Lück, Aranha, Almeida, Chalita, Paulo Freire. The methodology used was bibliographic, researching in all the pertinent literature, ranging over various areas of knowledge, as well as in other means of information regarding the theme which covers all the bibliography already made public, from sporadic publications, bulletins, newspapers, journals, books, to other research, monographs, theses, etc. Where appropriate I used oral means of communication: radio, CDs and audio visuals: films and television. Therefore this research seeks to, in the first moment, theoretically substantiate, through bibliographic research and through the interlocution between religion and education, the possibility of behavioral change among school agents, from the head staff to the door keeper. Certainly, this peace which we desire is a reflection of the construction of values such as kindness, justice, equity, humility. The school space can become a propitious space for promoting a Culture of Peace as the goal of Educating for Peace. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Cultura da paz por
dc.subject Sermão do Monte por
dc.subject Pilares da bioética por
dc.subject Escola participativa e cidadã. Educar para a paz por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Culture of peace eng
dc.subject Sermon on the Mount eng
dc.subject Pillars of bioethics eng
dc.subject Participative and citizen school. Educate for peace eng
dc.title Cultura de paz, um caminho de esperança para a educação por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 por
dc.contributor.referee2 Hammes, Erico João
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3466436438614121 por
dc.description.resumo Essa dissertação tem como objetivo geral apresentar a importância da Cultura da Paz examinando o sermão do Monte em harmonia com os Pilares da Bioética e suas contribuições para a promoção da Cultura da Paz. A Educação como um instrumento próprio na divulgação e promoção da Cultura da Paz e a religião como forte aliada da ciência na propagação da paz. Os objetivos específicos são: Apresentar o Movimento Mundial da Cultura da paz; Contribuir com o estudo sobre o Sermão do Monte e os pilares da Bioética na promoção da Cultura da Paz; Refletir sobre função da escola como um local propício para a implantação da cultura da Paz sem esquecer de seus desafios mantendo a esperança e a fé em dias melhores. Apresentar alguns desafios da escola de hoje e as possíveis saídas para as crises da contemporaneidade sobre a escola. A dissertação é dividida em três capítulos. O primeiro versa sobre a Cultura da paz. O segundo sobre a contribuição da religião especificamente cristã através do Sermão do Monte proferido por Jesus Cristo e os Pilares da Bioética. Por último, A escola como espaço propício a implantação da cultura da paz. Dialogamos dentre outros com: Boff, Dreyfus, Nascimento, Engelmann, Milani, Dias, Noleto, Rodrigues, Sinner, Waiselfisz, Barchifotaine, Beauchamp, Brakemeier, Comte-Sponville Cescon e Nodari, Delors, Sales, Gadoti, Estáquio, Martin Lutero, Boock, D Ambrósio, Lück, Aranha, Almeida, Chalita, Paulo Freire. A metodologia empregada é a bibliográfica, pesquisando em toda literatura pertinente, abrangendo várias áreas do conhecimento como também, outros meios de informação a respeito do tema que abarque toda bibliografia já tornada pública, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, etc. Utilizei, onde apropriado, meios de comunicação orais: rádio, gravação em cd e áudio visual: filmes e televisão. Portanto, essa pesquisa busca, em um primeiro momento, verificar por meio de pesquisa bibliográfica e da interlocução entre religião e educação fundamentar teoricamente a possibilidade de mudança de comportamento entre os agentes escolares, desde a direção até o porteiro, Certamente, essa paz que desejamos é um reflexo da construção de valores como bondade, justiça, equidade, humildade. O espaço escolar pode tornar-se um local propício para a promoção de Cultura de Paz tendo como meta Educar para a Paz. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6760494974745635 por
dc.contributor.advisor1 Sinner, Rudolf Von
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5391368668845628 por


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