Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.creator | Nascimento, Carla Cristine Santos do | |
dc.date.accessioned | 2016-06-17T20:33:23Z | |
dc.date.available | 2015-10-04 | |
dc.date.available | 2016-06-17T20:33:23Z | |
dc.date.issued | 2015-08-10 | |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Carla Cristine Santos do. Educar para a paz: combatendo a violência na escola. 2015. 67 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/566 | |
dc.description.abstract | The theme of this paper is Educating for Peace: Combating Violence in the School. Violence is ever more present in all segments of society and inside the schools there exist various types of conflicts and tensions which can be characterized as acts of Bullying. However many schools negate the existence of this practice among the students or do not know of the existence of this problem. Frequently the aggressive behaviors among the students are not taken into consideration and are ignored by the teachers and by the school in general, however this type of behavior leads to serious individual and social consequences. To better present the research text, it was organized into three chapters: the first chapter presents a more theoretical discussion about the theme having as a title What is violence? where there is a confluence between the thinking of the researchers on the theme and the current context in which the school finds itself. The chapter also discusses the Concept of Violence, Violence and Society, Aggressiveness and Violence, the Different Forms of Violence, Spaces where violence occurs, Violence in the School, Education and Violence, Violence against the teacher. The second chapter emphasizes Violence and the Communal Interaction of the Student in the School highlighting the Bullying Phenomenon: Aggressive Behaviors among the Students. The unit also deals with what is Bullying, a history of the phenomenon of Bullying, School Bullying: the aggressor, the witnesses and the victims of Bullying. The third chapter explains the presence of ethical values in combating school violence in an attempt to educate for peace. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Faculdades EST | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Violência | por |
dc.subject | Bullying | por |
dc.subject | Paz | por |
dc.subject | ÉTICA E GESTÃO | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Violence | eng |
dc.subject | Bullying | eng |
dc.subject | Peace | eng |
dc.title | Educar para a paz: combatendo a violência na escola | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.referee1 | Streck, Gisela Isolde Waechter | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 | por |
dc.description.resumo | O tema do presente trabalho é Educar para a Paz: Combatendo a Violência na Escola. A violência cada vez mais se torna presente em todos os segmentos da sociedade e, no interior das escolas existem diversos tipos de conflitos e tensões que podem ser caracterizados como atos de Bullying, no entanto, muitas escolas negam a existência desse tipo de prática entre os/as alunos/as ou desconhecem a existência desse problema. Com frequência os comportamentos agressivos entre os/as estudantes não são levados em consideração e são ignorados pelos professores e pela escola em geral, no entanto, esses tipos de comportamentos acarretam sérias consequências individuais e sociais. Para melhor apresentar o texto da pesquisa, o mesmo ficou organizado em três capítulos: o primeiro capítulo trata de uma discussão mais teórica sobre o tema tendo como título O que é violência? , momento em que se faz uma confluência entre o pensamento dos pesquisadores do tema com as novas condições / possibilidades de reflexão demandadas pelo contexto atual em que se encontra a escola. O capítulo discute também o Conceito de Violência, Violência e Sociedade, Agressividade e Violência, As Diferentes Formas de Violência, Espaços onde ocorre a violência, Violência na Escola, Educação e Violência, Violência contra o professor. No segundo capítulo é enfatizada A Violência e o Convívio do Educando na Escola destacando o Fenômeno Bullying: Comportamentos Agressivos entre Estudantes. A unidade também aborda o que é o Bullying, histórico do fenômeno Bullying, Bullying escolar: os agressores, as testemunhas e as vítimas do Bullying. O terceiro capítulo explica a presença dos valores éticos no combate da violência escolar em uma tentativa de educar para a paz. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Teologia | por |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | por |
dc.publisher.initials | EST | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7270670262138702 | por |
dc.contributor.advisor1 | Zanella, José Caetano | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5394484099711862 | por |