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A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS)

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dc.creator Mombach, Lauri Alfonso
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:47:01Z
dc.date.available 2015-09-23
dc.date.available 2016-07-25T15:47:01Z
dc.date.issued 2015-01-27
dc.identifier.citation MOMBACH, Lauri Alfonso. A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS). 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/563
dc.description.abstract Spirituality is a theme that has been increasingly researched in the last years. The quest for a conceptual redaction is a first challenge for those who propose to undertake an investigative analysis of the issue. Few research projects have sought, like this one, to understand the possible approximations of spirituality with the educational field. The present work gathers together in a bibliographical and field research through a qualitative methodological option an investigation about the possibilities of relating spirituality to confronting the professor malaise. The research is concentrated in the municipality of Sapucaia do Sul, where twelve professors are interviewed, being that the interviews are transcribed, grouped and analyzed in four different categories. We consider that, for schools to be successful in their purpose of being a teaching and learning space, it is fundamental, that, among other items, there be qualified and motivated professors for such. However, many professionals in education, especially in Brazil, are afflicted by what specialists call the professor malaise. They feel they are being suffocated by the elevated class load, low valorization and work demands. The cultivation of spirituality habits can propitiate relief for the personal and professional lives of the professors thus helping to confront the daily troubles, potencializing their positive attitudes, leading to enhanced quality of life and professional performance. eng
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Educação por
dc.subject Mal-estar docente por
dc.subject Espiritualidade por
dc.subject Saúde por
dc.subject Qualidade de vida por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Education eng
dc.subject Professor malaise eng
dc.subject Spirituality eng
dc.subject Health eng
dc.subject Quality of life eng
dc.title A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS) por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 por
dc.contributor.referee2 Fritsch, Rosangela
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5203131170203547 por
dc.description.resumo A espiritualidade é um tema cujas pesquisas têm sido ampliadas nos últimos anos. Buscar uma redação conceitual é um primeiro desafio para aqueles que se propõem a empreender uma análise investigativa a respeito. Poucas pesquisam buscam, como esta, compreender as possíveis aproximações da espiritualidade ao campo educacional. O presente trabalho reúne, numa pesquisa bibliográfica e de campo, através da opção metodológica qualitativa, uma investigação acerca das possibilidades de relacionar a espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente. A pesquisa concentra-se no município de Sapucaia do Sul, onde doze professores são entrevistados, sendo as entrevistas transcritas, agrupadas e analisadas em quatro diferentes categorias. Consideramos que para as escolas terem sucesso no seu propósito de serem um espaço de ensino e aprendizagem, dentre outras, é fundamental a presença de professores qualificados e motivados para tal. Entretanto, em virtude de diversos fatores, muitos profissionais da educação, especialmente no Brasil, são acometidos pelo que os especialistas denominam de mal-estar docente. Sentem-se sufocados pela elevada carga horária, pouca valorização e exigências do trabalho. O cultivo de hábitos de espiritualidade pode agregar alento à vida pessoal e profissional dos professores para enfrentar os percalços do dia a dia, potencializando suas atitudes positivas, acarretando em qualidade de vida e desempenho profissional. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4099953903445480 por
dc.contributor.advisor1 Klein, Remi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por


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