Repositório Faculdades EST

O projeto social Cidade criança e sua influência na formação integral de crianças em situação de vulnerabilidade social

Mostrar registro simples

dc.creator Castro, Jarbiani Sucupira Alves de
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:43:19Z
dc.date.available 2015-09-17
dc.date.available 2016-07-25T15:43:19Z
dc.date.issued 2015-07-01
dc.identifier.citation CASTRO, Jarbiani Sucupira Alves de. O projeto social Cidade criança e sua influência na formação integral de crianças em situação de vulnerabilidade social. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/556
dc.description.abstract This paper analyzes the influence of the actions of the Projeto Cidade Criança (City Child Project) on the holistic development of children in social vulnerability. The referred project is carried out by the Assembly of God Evangelical Church City of Workers, in the city of Fortaleza, in the state of Ceará. In this study, the quest was to answer the following question: how has the non-formal education carried out by the City Child Social Project contributed to the holistic formation of the children? Therefore, it is a case study, developed through explanatory research and, though this is a specific technique of qualitative research, it uses quantitative evidence. Its goal was to understand the reality researched. For the survey of the data which provide the foundations for this research, we used as our base indicators which would lead to the identification of risk and protection factors to which (the children) were exposed, as well as the influence of the actions of the social project in the holistic development of the children. The analysis of this last issue represented the general goal of this study. The specific goals were delineated as: conceptualizing holistic education and its historical context in Brazil; identifying the possibility of complementarity between formal and non-formal education in the development of a holistic education; defining the social educational context in which the children attended by the City Children Project are inserted; evaluate the interface of the pedagogical action of the school and of the social project. Understanding that education permeates all the spaces of communal interaction of a person, we initially sought to reflect on the concept of holistic education, for which we carried out a dialog between the concepts of formal education and non-formal education and its complementarity as a strategy for the development of a proposal for holistic education. The aspect of human development was supported by the bio-ecological approach, which comprehends all the life contexts of the person in development as interconnected structures, therefore the need for dialog between them, where these must establish stable structures for a healthy development to take place. Toward this end the analysis of the context in which the children participating in the project were inserted was carried out according to a pre-established sampling. In this way we intend to contribute to an evaluation as to the possibility of complementarity between formal education represented by the school system and non formal education represented by the actions of the organized civil society for a holistic formation. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Formação Integral por
dc.subject Educação não-formal por
dc.subject Projeto social por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE por
dc.subject Integral formation eng
dc.subject Non formal education eng
dc.subject Social projects eng
dc.title O projeto social Cidade criança e sua influência na formação integral de crianças em situação de vulnerabilidade social por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Klein, Remi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.description.resumo Este trabalho realiza uma análise sobre a influência exercida pelas ações do Projeto Cidade Criança para o desenvolvimento integral de crianças em vulnerabilidade social. O referido projeto é realizado pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus Cidade dos Funcionários, na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará. Neste estudo, buscou-se responder à seguinte questão: como a educação não formal desenvolvida no âmbito do Projeto Social Cidade Criança tem contribuído para a formação integral de crianças? Trata-se, portando, de um estudo de caso, desenvolvido por meio da pesquisa explanatória e, que apesar de ser uma técnica própria à investigação qualitativa, lança mão de evidências quantitativas. Tem como objetivo a compreensão da realidade pesquisada. Para o levantamento dos dados que alicerçam esta pesquisa, tomou-se por base indicadores que levassem a identificação de fatores de risco e proteção a que estavam expostas, bem como a influência das ações do projeto social no desenvolvimento integral das crianças. A análise desta última questão representou o objetivo geral deste estudo, cujos objetivos específicos se detiveram em conceituar a educação integral e o seu contexto histórico no Brasil; identificar a possibilidade de complementaridade entre a educação formal e não-formal no desenvolvimento de uma educação integral; definir o contexto sócio-educacional em que estão inseridas as crianças atendidas pelo Projeto Cidade Criança; identificar a intencionalidade das ações desenvolvidas no Projeto Social Cidade Criança; avaliar a interface da ação pedagógica da escola e projeto social. Compreendendo que educação perpassa todos os espaços de convivência da pessoa, inicialmente buscou-se refletir sobre o conceito de educação integral, realizando para tanto um diálogo entre os conceitos de e educação formal e não-formal e a sua complementaridade como estratégia para o desenvolvimento de uma proposta de educação integral. O aspecto do desenvolvimento humano foi amparado pela abordagem bioecológica, que compreende todos os contextos de vivência da pessoa em desenvolvimento como estruturas interligadas, existindo, portanto a necessidade de diálogo entre eles, devendo estes estabelecer estruturas estáveis para que ocorra um desenvolvimento saudável. Neste sentido, realizou-se a análise do contexto em que estavam inseridas as crianças participantes do projeto, conforme a amostra pré-estabelecida. Desta forma, pretende-se contribuir para uma avaliação quanto à possibilidade de complementaridade entre a educação formal, representada pelo sistema escolar e não-formal, representado pelas ações da sociedade civil organizada para uma formação integral. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9297240318160714 por
dc.contributor.advisor1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta