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Teologia desde a América Latina: interpretação das fissuras históricas com pretensão de verdade, em diálogo com Theodor W. Adorno

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dc.creator Junges, Fábio César
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:41:48Z
dc.date.available 2015-08-14
dc.date.available 2016-07-25T15:41:48Z
dc.date.issued 2015-03-31
dc.identifier.citation JUNGES, Fábio César. Teologia desde a América Latina: interpretação das fissuras históricas com pretensão de verdade, em diálogo com Theodor W. Adorno. 2015. 207 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/550
dc.description.abstract Latin American theology has its history and its place in history. Its basic notions are founded on the interpretation of reality from the perspective of the cross. Presently it is in need of being resumed and actualized, especially in the light of recent hermeneutical debates. Our proposal here is that this be done from the point of view of specific contribution of Theodor Adorno to these debates. Adorno is normally ot considered a hermeneutical philosopher. He does not name his philosophy hermeneutic ; but he would insist that his is an interpretative philosophy. His project is certainly not devoid of hermeneutical elements. It is our contention that it has a significant contribution to Latin American Theology in its quest for present relevance. Adorno's philosophy can help to understand that the text to be interpreted does not hold any absolute truth. The text is anything but unconcluded, broken, paradoxical, open to blind demons . The texts that try to capture it must be an interpretation of a damaged reality, with no light and no hope, in a no hope environment. This means, first, to maintain the interpretative character from a perspective of suspicion, with the expectation to, second, get to a thought of right and justice, guided by the perspective of the victims of history. Theology from Latin America is, in this case, negative and reverse, from its very opposite, from the victims, the demoted and condemned. If there is some positivity, it will appear under a sign of total negativity, preserved only on the negation act. This thinking act needs a really true asceticism, so that the temptation of positive words may be resisted, in line with the words about Jesus in Luke 2, 34: a sign of contradiction . Theology from Latin America is a sign of contradiction emerging from the the shadow of the Cross, from the darkness of the sixth to the ninth hour. Jesus' cross is also theology's cross. Any possible light in theology shall have the form of sparks through the cross's darkness. The desperation of the Cross's scandal, taken to completeness, may turn in it's opposite. This is the only hope for theology as genuine interpretative theology, with no hold on claims of absolute truth, with no secure hermeneutical key. eng
dc.description.sponsorship Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Teologia por
dc.subject América Latina por
dc.subject Hermenêutica por
dc.subject Realidade por
dc.subject Verdade por
dc.subject TEOLOGIA E HISTÓRIA por
dc.subject Theology eng
dc.subject Latin American theology eng
dc.subject Hermeneutics eng
dc.subject Interpretation of reality eng
dc.subject Truth eng
dc.title Teologia desde a América Latina: interpretação das fissuras históricas com pretensão de verdade, em diálogo com Theodor W. Adorno por
dc.type Tese por
dc.contributor.referee1 Zwetsch, Roberto Ervino
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8795910334550225 por
dc.contributor.referee2 Sinner, Rudolf Von
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5391368668845628 por
dc.contributor.referee3 Schneider, Paulo Rudi
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/2697187291647870 por
dc.contributor.referee4 Adams, Adair
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/9298383745925682 por
dc.description.resumo A teologia latino-americana tem sua história e seu lugar na história. Suas intuições fundamentais significaram o assumir do caráter interpretativo da realidade a partir da cruz de Jesus. Tendo sua história e nela o seu lugar, a teologia desenvolvida neste continente necessita ser retomada, a partir de diversos ângulos. Uma nova releitura, com outros pressupostos, à luz da hermenêutica recente com a contribuição específica do pensamento de Theodor Adorno, vem ao encontro da linha de pesquisa Teologia contemporânea em perspectiva latino-americana . Adorno não é hermeneuta, tampouco, denomina sua filosofia como hermenêutica. Certo é que sua filosofia é filosofia interpretativa. Isso, porém, não significa que seu programa seja desprovido de elementos hermenêuticos, ou que não tenha contribuições significativas para esse campo e, especialmente, para a teologia latino-americana. Adorno, para além da hermenêutica recente, ajuda a compreender que o texto a ser interpretado não possui a verdade absoluta, tampouco é a coisa última, a última palavra. É antes inconcluso, quebrado, paradoxal e em grande medida entregue a cegos demônios . A ideia teológica aqui perseguida é, portanto, que ela é interpretação da realidade danificada, sem chave interpretativa segura, enquanto esperança em meio à desesperança. Isso significa, em primeiro lugar, assumir seu caráter interpretativo, enquanto denúncia e suspeita da realidade e do fazer teológico em sua completude, no anseio de se chegar, em segundo lugar, a um pensamento correto e justo, na perspectiva das vítimas inocentes da história, que clamam serem acordadas e restauradas em suas vidas fragmentadas. A teologia desde a América Latina é, neste caso, negativa ou inversa, desde o seu contrário, desde as vítimas, dos rebaixados e condenados. Se há alguma positividade, esta há de aparecer sob o signo da total negatividade, preservada, tão somente, no ato da negação. Este ato, por sua vez, requer uma verdadeira ascese, a fim de que a tentação da palavra positiva não seja mais uma vez dita, preservando o próprio de Jesus, profetizado pelo justo e piedoso Simeão: ele será um sinal de contradição (Lc 2,34). Teologia desde a América Latina é sinal de contradição que se dá na sombra da cruz, da hora sexta até a hora nona. A cruz de Jesus é também a cruz da teologia e, se há alguma luz teológica, esta deverá ser projetada em forma de faíscas a partir da escuridão da cruz. Portanto, a desesperança do escândalo da cruz, levada à completude, ou torna a teologia impossível, ou possível como teologia genuinamente interpretativa, com pretensão de verdade, sem chave hermenêutica segura. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2904093017765049 por
dc.contributor.advisor1 Mueller, Enio Ronald
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6361241956155769 por


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