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A filosofia reformada de Herman Dooyeweerd e suas condições de recepção no contexto brasileiro

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dc.creator Reichow, Josué Klumb
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:40:50Z
dc.date.available 2015-08-14
dc.date.available 2016-07-25T15:40:50Z
dc.date.issued 2014-09-05
dc.identifier.citation REICHOW, Josué Klumb. A filosofia reformada de Herman Dooyeweerd e suas condições de recepção no contexto brasileiro. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/546
dc.description.abstract This dissertation constitutes itself as a presentation of the thought and the philosophic system of the Dutch Herman Dooyeweerd. In it, is discussed the foundations upon which the author built what he called the cosmonomic philosophy, identifying in the nineteenth century neocalvinsm movement of Abraham Kuyper the tradition in which the dooyweerdian thought is located. Aiming to introduce the main elements of the amsterdammer philosopher s thought this work is structured in three chapters. In the first one, called Panoramic view of modernity, is made a brief discussion about this historical period, reflecting on the ideal of rationality that came with it in order to present the Dooyeweerd s proposal as a critic view of modernity, by the means of his denounce of the dogma of the religious autonomy of reason. The second chapter, Constitutive elements of the cosmonomic philosophy, demonstrates the author s conceptual language, reflecting about the meaning of cosmonomic and its unfolding towards a construction of a truly Christian philosophy which differs itself of the scholastic perspective. In the third chapter, named The reception of the Dooyeweerd s thought in the Brazilian context is made an analysis from a kuyperian-dooyeweerdian tradition of possible models of relation between Christianity and culture in Brazil. In the sequence, it is showed the neocalvinistic critic towards a dualistic and segmented model of interaction with the cultural sphere. In opposition to this model, is defended an understanding of Christianity as a power of transformation and redemption of the culture. Following that, a reflection is made about the convergent and divergent elements between the neocalvinstic view and the theological perspectives of Missão Integral (Comprehensive Mission) and Liberation Theology, in an attempt to establish a dialog between these traditions. Finally, it is presented an evaluation of possible contributions of the dooyeweerdian construction in academic terms as well as in the case of a faith/rationality dialog, having in perspective the developing of a Public Theology. eng
dc.description.sponsorship Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Herman Dooyeweerd por
dc.subject Filosofia cosmonômica por
dc.subject Neocalvinismo por
dc.subject Modernidade por
dc.subject Religião por
dc.subject TEOLOGIA E HISTÓRIA por
dc.subject Herman Dooyeweerd eng
dc.subject Cosmonomic philosophy eng
dc.subject Neocalvinism eng
dc.subject Modernity eng
dc.subject Religion eng
dc.title A filosofia reformada de Herman Dooyeweerd e suas condições de recepção no contexto brasileiro por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Schaper, Valério Guilherme
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 por
dc.contributor.referee2 Cavalcante, Ronaldo de Paula
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2245001519562954 por
dc.description.resumo O presente trabalho se constitui em uma apresentação do pensamento e sistema filosófico do holandês Herman Dooyeweerd. Nele, discutem-se os fundamentos sob os quais o autor constrói o que ele denominou de filosofia cosmonômica, identificando-se no movimento do neocalvinismo do final do séc. XIX, de Abraham Kuyper, como a tradição na qual o pensamento dooyeweerdiano está localizado. Com vistas ao oferecimento de uma introdução aos principais elementos presentes no pensamento do filósofo de Amsterdam, este trabalho está estruturado em três capítulos. No primeiro, intitulado Panorama da modernidade, faz-se uma breve discussão a respeito desse período histórico e do ideal de racionalidade advindo com ele, para em seguida, apresentar a proposta de Dooyeweerd, como uma leitura crítica da modernidade, via a denúncia do dogma da autonomia religiosa da razão. O segundo capítulo, Elementos constitutivos da filosofia cosmonômica, versa a respeito da linguagem conceitual do autor, refletindo sobre o significado de cosmonomia e seus desdobramentos para a construção de uma filosofia genuinamente cristã, que se diferencia de uma proposta escolástica. No terceiro capítulo, denominado A recepção do pensamento de Dooyeweerd no contexto brasileiro, é realizada uma análise, a partir da tradição kuyperiana-dooyeweerdiana, de possíveis modelos de relação entre o cristianismo e a cultura no Brasil. Na sequência, aponta-se a crítica dos neocalvinistas a um modelo dualista e segmentado de interação com a esfera cultural. Em contraposição a ele, é defendida uma compreensão de cristianismo como força transformadora e redentora da cultura. Em seguida, faz-se uma reflexão a respeito dos pontos de aproximação e de tensão entre a visão neocalvinista e as perspectivas teológicas da Missão Integral e da Teologia da Libertação, em uma tentativa de diálogo entre essas ricas tradições. Por fim, faz-se um balanço e avaliação de possíveis contribuições da construção dooyeweerdiana, tanto em termos acadêmicos, como é o caso do diálogo entre fé e racionalidade, e, em conversa com o desenvolvimento de uma Teologia Pública. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9260681793213766 por
dc.contributor.advisor1 Sinner, Rudolf Von
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5391368668845628 por


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