Repositório Faculdades EST

Educação: direitos humanos e prática docente no ensino superior do Brasil

Mostrar registro simples

dc.creator Silva, Claudio Moreira da
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:40:41Z
dc.date.available 2015-08-14
dc.date.available 2016-07-25T15:40:41Z
dc.date.issued 2014-08-28
dc.identifier.citation SILVA, Claudio Moreira da. Educação: direitos humanos e prática docente no ensino superior do Brasil. 2014. 138 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/545
dc.description.abstract The Human Rights Education as an educational principle is the object of analysis in this research, according to the proposals of the National Plan for Human Rights Education - PNEDH, 2007, presented and developed by the Federal Government, the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) and with input from researchers and academics. The Pedagogy of Liberation, based on The Pedagogy of Liberation, based on the pedagogy of autonomy was one of the drivers of this work in the quest to study the proposal of Education which has the principle Human Rights as a tool to achieve great multicultural diversity we have today, seeking educational attainment more sensitive to tolerance and peaceful coexistence in society. It has problematized be announced in the PNEDH the aspects relating to human rights, curriculum, multiculturalism, religion, education and society, in order to understand the reasons for this expansion trend that links human rights to education analyzing the current educational policies geared to social inequality. It has presented brief aspects of the historical origin of human rights in Brazil for the construction of citizenship, the importance of religion in the protection of human rights. In the analysis, we used the deductive-inductive scientific method by exploiting dialectically studies of various authors on the theme Human Rights Education. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Educação em Direitos Humanos por
dc.subject Desigualdade Social por
dc.subject Exclusão por
dc.subject Políticas Educacionais por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Human Rights Education eng
dc.subject Social Inequality eng
dc.subject Exclusion eng
dc.subject Educational Policies eng
dc.title Educação: direitos humanos e prática docente no ensino superior do Brasil por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 por
dc.contributor.referee2 Pauly, Evaldo Luis
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7187415721002122 por
dc.description.resumo A Educação em Direitos Humanos como princípio educativo é objeto de análise nesta pesquisa, a partir das propostas do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos - PNEDH, de 2007, apresentado e desenvolvido pelo governo Federal, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e contando com a contribuição de pesquisadores e professores universitários. A Pedagogia da Libertação, com base na pedagogia da Autonomia foi uma das molas propulsoras deste trabalho na busca de estudar a proposta de Educação que tenha por princípio os Direitos Humanos como um instrumento para alcançar a grande diversidade multicultural que temos hoje, buscando a formação de um ser humano mais afeto a tolerância e a convivência pacífica em sociedade. Problematizou-se o anunciado no PNEDH nos aspectos relativos aos direitos humanos, currículo, multiculturalidade, religião, educação e sociedade, com o objetivo de compreender as razões de expansão dessa tendência que vincula direitos humanos à educação analisando as atuais políticas educacionais voltadas à desigualdade social. Apresentaram-se breves aspectos da origem histórica dos Direitos Humanos no Brasil para a construção da cidadania, a importância da religião na proteção dos Direitos Humanos. Na análise, utilizou-se o método científico dedutivo-indutivo, explorando-se dialeticamente os estudos de diversos autores relativos à temática Educação em Direitos Humanos. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4235444761581606 por
dc.contributor.advisor1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta