Repositório Faculdades EST

O discurso do poder-saber em Michel Foucault: reflexão sobre a sexualidade na Igreja Cristã e aconselhamento pastoral

Mostrar registro simples

dc.creator Nunes, Jone
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:49:41Z
dc.date.available 2015-06-29
dc.date.available 2016-07-25T15:49:41Z
dc.date.issued 2014-08-14
dc.identifier.citation NUNES, Jone. O discurso do poder-saber em Michel Foucault: reflexão sobre a sexualidade na Igreja Cristã e aconselhamento pastoral. 2014. 164 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/528
dc.description.abstract This thesis analyzes the discourse in the relations between power-knowledge in sexuality present in the religious institutions, especially in Christian churches, having as a theoretical reference the work of the French philosopher Michel Foucault. Understanding the religious discourse about sexuality based on Foucault is to admit that the religious discourse is an object of power present in the historicity of the power devices which act on the body-sex of each individual-human, as well as in the existence of pleasure, its unique, singular, particular way of life. One will also examine the way in which sexuality was used as a power device throughout history and how it is embodied in current times. One perceives few changes since the implantation of Protestantism in Brazil, due to the strength with which the power and the knowledge were established within the discourse elaborated by the religious leaderships, which based themselves on a distorted interpretation of the Holy Scriptures. The culture of each group needs to be analyzed as a reference to obtain a better comprehension of the acts and behaviors of a certain social group and not take it as a model. With regard to sexuality, one needs to understand why it is the object which most perturbs the religious institutions and is used as something to bind the individual to sin. Where are the concepts of sin? How can one understand them, when one perceives that, in between lines, many Christian churches, when preserving life , prohibit life, underestimating sexuality? There is not just one reason or one truth which can be used to establish an authentic relation. The tradition or subjection is nothing more than fact situations. What persists is that the church is made up of subjects, subject-individuals . eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Foucault. por
dc.subject Igreja por
dc.subject Poder por
dc.subject Saber por
dc.subject Sexualidade por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Foucault eng
dc.subject Church eng
dc.subject Power eng
dc.subject Knowledge eng
dc.subject Sexuality eng
dc.title O discurso do poder-saber em Michel Foucault: reflexão sobre a sexualidade na Igreja Cristã e aconselhamento pastoral por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Klein, Remi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.contributor.referee2 Lopes, Maura Corcini
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3876751682370290 por
dc.description.resumo Esta dissertação analisa o discurso nas relações entre poder-saber na sexualidade presentes nas instituições religiosas, especialmente em Igrejas cristãs, tendo como referência teórica a obra do filósofo francês Michel Foucault. Compreender o discurso religioso sobre sexualidade a partir de Foucault é admitir que o discurso religioso é objeto de poder, presente tanto na historicidade sobre os dispositivos de poder que age sobre o corpo-sexo de cada indivíduo-humano, como na existência de prazer, seu modo de vida particular, único, singular. Examina-se, também, o modo como a sexualidade foi usada como dispositivo de poder no decorrer da história e como ela se corporifica na atualidade. Percebem-se poucas mudanças, desde a implantação do protestantismo no Brasil, graças à força com que o poder e o saber se estabeleceram no discurso elaborado pelas lideranças religiosas, que se baseavam em uma interpretação distorcida das Sagradas Escrituras. A cultura de cada grupo deve ser analisada como referência para se obter uma melhor compreensão dos atos e comportamentos de determinado grupo social e não a tomar como modelo. No que se refere à sexualidade, é necessário entender por que ela é o objeto que mais incomoda as instituições religiosas e é usada como algo que prende o indivíduo ao pecado. Onde ficam os conceitos de pecado? Como entendê-los, quando se percebe que, nas entrelinhas, muitas igrejas cristãs, ao preservar a vida , proíbem a vida, subestimando a sexualidade? Não existe uma razão ou uma verdade que possa ser usada para estabelecer uma relação autêntica. A tradição ou a sujeição não são mais que situações de fato. O que perdura é que a Igreja é composta de sujeitos, indivíduos-assujeitados . por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4988685768488160 por
dc.contributor.advisor1 Westhelle, Vitor
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0135089529042475 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta