Faculdades EST Repository

A transversalidade da experiência estética na educação infantil

Show simple item record

dc.creator Bahiense, Adriana Andrade
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:50:10Z
dc.date.available 2015-06-30
dc.date.available 2016-07-25T15:50:10Z
dc.date.issued 2015-04-14
dc.identifier.citation BAHIENSE, Adriana Andrade. A transversalidade da experiência estética na educação infantil. 2015. 53 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/523
dc.description.abstract This research intends to talk about the questions about The Transversality of the aesthetic experience in early childhood education. The first part of the research dialogs about the child s age and its development stages, the relation of aesthetics and art in childhood education, an attempt of reflection on childhood education and artistic experience as tools for human and complex learning. The second part of the research deals with the aesthetic experience within the theories of complexity, the artistic, human and cultural relations which are built within social life and in artistic experience. It works with the epistemology and religiosity, aspects that are dialoguing between themselves about the aesthetic experience and the meaning of making and creating, a quest for the general within the personal area. And the third and last part of the research presents actions promoted within the aesthetic experience in child development, art-play tools to read the child s world. It is a quest for a pedagogical tool which can provide the concept and meaning for transversality of art in education, artistic proposals, art-play for childhood education. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Transversalidade por
dc.subject Educação estética por
dc.subject Educação Infantil por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA por
dc.subject Mainstreaming eng
dc.subject Aesthetic experience eng
dc.subject Childhood education eng
dc.subject Transversality eng
dc.title A transversalidade da experiência estética na educação infantil por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 por
dc.description.resumo Esta pesquisa pretende dialogar sobre os questionamentos sobre a transversalidade da experiência estética na Educação infantil. A primeira parte pesquisada dialoga sobre a idade infantil e seus estágios de desenvolvimento, a relação da estética e a arte na educação infantil, uma tentativa de reflexão sobre a educação infantil e o fazer artístico como ferramentas de aprendizado humano e complexo. A segunda parte da pesquisa aborda a experiência estética na complexidade, as relações artísticas, humanas e culturais que se constroem no social e no fazer artístico. A epistemologia e a religiosidade, aspectos dialogando-se entre a experiência estética e o sentido do fazer e criar, uma busca do geral no âmbito pessoal. E a terceira e última parte da pesquisa, aborda ações promovidas na experiência estética no desenvolvimento infantil, ferramentas arte-lúdica para a leitura de mundo infantil. A busca de uma coisa que dê o conceito a transversalidade da arte na educação, propostas artísticas, arte-lúdica, para a educação infantil. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2102461578400714 por
dc.contributor.advisor1 Silva, Laura Franch Schmidt da
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6858886305291005 por


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account