Faculdades EST Repository

As práxis, os saberes e a pessoa do docente refletido no saber-fazer pedagógico

Show simple item record

dc.creator Prade, Maria Berenice Koetz
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:32:57Z
dc.date.available 2007-11-26
dc.date.available 2016-06-17T20:32:57Z
dc.date.issued 2007-08-08
dc.identifier.citation PRADE, Maria Berenice Koetz. The praxis, knowledge and the person of the teacher reflected in the pedagogical knowledge and actions. 2007. 124 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/509
dc.description.abstract This research aims at identifying the web of factors interfering with students' adherence to a state school of Porto Alegre, Brazil. To do so, it focuses on understanding the process established between the subjects, actions and backstage of teaching practices, recognizing the school as a democratic space that aims to ascertaining the socialization of universal knowledge to new generations. In this context, it investigates the situations contributing for the students lack of interest for pedagogical activities. In this sense, it casts a look on the teachers actions during the organization of their professional life, their personal relationship with students and their pedagogical know-how. The plural knowledge that is part of teaching praxis and that interact with the students schooling success has been considered. Taking into consideration that the postmodern world has constant innovations in all areas of human development, which challenges educational practices, knowledge and application of processes to make teaching more pleasant, playful and contextualized are crucial. In this sense, it analyzes the school spaces and management, as an attempt to stress the school s weak points and signal the challenges to transform it into a pool of knowledge, professional growth for teachers and students insertion into new technologies and challenges of the working world. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Práticas pedagógicas por
dc.subject Práxis por
dc.subject Saber-fazer pedagógico por
dc.subject Espaço escolar por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Pedagogical practices eng
dc.subject Praxis eng
dc.subject Pedagogical know-how eng
dc.subject School space eng
dc.title As práxis, os saberes e a pessoa do docente refletido no saber-fazer pedagógico por
dc.title.alternative The praxis, knowledge and the person of the teacher reflected in the pedagogical knowledge and actions eng
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Klein, Remi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.contributor.referee2 Timm, Edgar Zanini
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2888471424395463 por
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como objetivo identificar a teia de fatores que interferem na permanência dos estudantes em uma escola estadual de Porto Alegre. Para tanto, analisa os processo que se estabelecem entre os sujeitos, as ações e os bastidores das práticas docentes desenvolvidas na escola que é reconhecida como o espaço democrático para assegurar a socialização do conhecimento universal às novas gerações. Neste contexto investiga as situações que contribuem para o desinteresse dos estudantes pelas atividades pedagógicas e lança um olhar para as ações dos professores durante a organização de sua vida profissional, seu relacionamento pessoal com os estudantes e o saberfazer pedagógico. Os saberes plurais, que compõem a práxis docente e que interagem com o sucesso escolar dos estudantes, foram alvo de reflexão, considerando que o mundo pós-moderno apresenta inovações constantes em todas as áreas do desenvolvimento humano, instigando os professores a fazerem uso de práticas educativas contextualizadas, lúdicas e interdisciplinares. Neste sentido, os espaços e a gestão escolar estão pontuados com o objetivo de destacar os pontos frágeis da escola e sinalizar os desafios para transformá-la em pólo de conhecimento, crescimento profissional dos docentes e inserção dos estudantes nas tecnologias e desafios do mundo do trabalho. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2436745567852871 por
dc.contributor.advisor1 Wachs, Manfredo Carlos
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8679182448370232 por


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account