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Violência escolar entre alunos do ensino médio integrado: uma análise a partir do Instituto Federal do Ceará-Campus Iguatu

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dc.creator Barros, Maria Maiza
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:15:00Z
dc.date.available 2015-03-25
dc.date.available 2016-07-25T15:15:00Z
dc.date.issued 2015-01-05
dc.identifier.citation BARROS, Maria Maiza. Violência escolar entre alunos do ensino médio integrado: uma análise a partir do Instituto Federal do Ceará-Campus Iguatu. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/500
dc.description.abstract This research investigated school violence among the integrated high school students of the Federal Institute of Ceará Iguatu Campus. It is a qualitative and quantitative research about the history of the culture of violence in the school, the main types of violence, the characteristics of the aggressors, the victims and the witnesses, differences in the forms of violence among the students and the current legislation on the theme. The analyses of the questionnaires applied to the students showed that: the violence among the students is present in both sexes, with the predominance being in the masculine sex, and is in all ages and grades of the integrated high school and in the three enrollment regimes and manifests itself in the forms of verbal, physical, virtual, psychological, sexual, bullying and practical joke violence. The results showed that: the violence among the students has always been present and has been perpetuated throughout the years presenting itself in various types of violence, being that the practical jokes and the power relations between students of different grades has already become culture in the institution. It was also observed that the existing legislation does not contemplate certain forms of violence found in the school environment, indicating a need for adjustment in order to inhibit these forms of violence. We dealt with the current legislations on the theme, beginning with the broadest law going to the most specific which is the internal regulations of the institution. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Violência escolar por
dc.subject Alunos por
dc.subject Instituto Federal do Ceará Campus Iguatu por
dc.subject Ensino médio integrado por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE por
dc.subject School violence eng
dc.subject Students eng
dc.subject Federal Institute of CearáIguatu Campus eng
dc.subject Integrated high school eng
dc.title Violência escolar entre alunos do ensino médio integrado: uma análise a partir do Instituto Federal do Ceará-Campus Iguatu por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 por
dc.description.resumo A presente pesquisa investigou a violência escolar entre alunos do ensino médio integrado do Instituto Federal do Ceará Campus Iguatu. Tratase de uma pesquisa qualitativa e quantitativa sobre a história da cultura de violência na escola, os principais tipos de violência, as características dos agressores, das vítimas e das testemunhas, diferenças nas formas de violência entre os alunos e a legislação vigente acerca do tema. As análises dos questionários aplicados aos alunos mostraram que: a violência entre os alunos está presente em ambos os sexos, com predominância no sexo masculino, em todas as idades e séries do ensino médio integrado e nos três regimes de matrícula e se manifesta nas formas de violência verbal, física, virtual, psicológica, sexual, bullying e o trote. Os resultados evidenciaram que: a violência entre alunos sempre esteve presente e vem se perpetuando ao longo dos anos apresentandose nos diversos tipos de violência, sendo que o trote e as relações de poder entre alunos de diferentes séries já se tornaram cultura na instituição. Constatouse também que a legislação existente não contempla certas formas de violência encontradas no ambiente escolar, indicando a necessidade de um ajuste para coibilas. Foram abordadas as legislações vigente acerca do tema, iniciando com a lei mais ampla até a mais específica que é o regulamento interno da instituição. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1071431769103407 por
dc.contributor.advisor1 Wondracek, Karin Hellen Kepler
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6308804580424239 por


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