Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.creator | Barros, Maria Maiza | |
dc.date.accessioned | 2016-07-25T15:15:00Z | |
dc.date.available | 2015-03-25 | |
dc.date.available | 2016-07-25T15:15:00Z | |
dc.date.issued | 2015-01-05 | |
dc.identifier.citation | BARROS, Maria Maiza. Violência escolar entre alunos do ensino médio integrado: uma análise a partir do Instituto Federal do Ceará-Campus Iguatu. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/500 | |
dc.description.abstract | This research investigated school violence among the integrated high school students of the Federal Institute of Ceará Iguatu Campus. It is a qualitative and quantitative research about the history of the culture of violence in the school, the main types of violence, the characteristics of the aggressors, the victims and the witnesses, differences in the forms of violence among the students and the current legislation on the theme. The analyses of the questionnaires applied to the students showed that: the violence among the students is present in both sexes, with the predominance being in the masculine sex, and is in all ages and grades of the integrated high school and in the three enrollment regimes and manifests itself in the forms of verbal, physical, virtual, psychological, sexual, bullying and practical joke violence. The results showed that: the violence among the students has always been present and has been perpetuated throughout the years presenting itself in various types of violence, being that the practical jokes and the power relations between students of different grades has already become culture in the institution. It was also observed that the existing legislation does not contemplate certain forms of violence found in the school environment, indicating a need for adjustment in order to inhibit these forms of violence. We dealt with the current legislations on the theme, beginning with the broadest law going to the most specific which is the internal regulations of the institution. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Faculdades EST | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Violência escolar | por |
dc.subject | Alunos | por |
dc.subject | Instituto Federal do Ceará Campus Iguatu | por |
dc.subject | Ensino médio integrado | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE | por |
dc.subject | School violence | eng |
dc.subject | Students | eng |
dc.subject | Federal Institute of CearáIguatu Campus | eng |
dc.subject | Integrated high school | eng |
dc.title | Violência escolar entre alunos do ensino médio integrado: uma análise a partir do Instituto Federal do Ceará-Campus Iguatu | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.referee1 | Brandenburg, Laude Erandi | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa investigou a violência escolar entre alunos do ensino médio integrado do Instituto Federal do Ceará Campus Iguatu. Tratase de uma pesquisa qualitativa e quantitativa sobre a história da cultura de violência na escola, os principais tipos de violência, as características dos agressores, das vítimas e das testemunhas, diferenças nas formas de violência entre os alunos e a legislação vigente acerca do tema. As análises dos questionários aplicados aos alunos mostraram que: a violência entre os alunos está presente em ambos os sexos, com predominância no sexo masculino, em todas as idades e séries do ensino médio integrado e nos três regimes de matrícula e se manifesta nas formas de violência verbal, física, virtual, psicológica, sexual, bullying e o trote. Os resultados evidenciaram que: a violência entre alunos sempre esteve presente e vem se perpetuando ao longo dos anos apresentandose nos diversos tipos de violência, sendo que o trote e as relações de poder entre alunos de diferentes séries já se tornaram cultura na instituição. Constatouse também que a legislação existente não contempla certas formas de violência encontradas no ambiente escolar, indicando a necessidade de um ajuste para coibilas. Foram abordadas as legislações vigente acerca do tema, iniciando com a lei mais ampla até a mais específica que é o regulamento interno da instituição. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Teologia | por |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | por |
dc.publisher.initials | EST | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1071431769103407 | por |
dc.contributor.advisor1 | Wondracek, Karin Hellen Kepler | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6308804580424239 | por |