Repositório Faculdades EST

A interdisciplinaridade no ensino superior: um estudo de caso do projeto interdisciplinar da Faculdade Batista Brasileira, especificamente no curso de Administração de Empresas

Mostrar registro simples

dc.creator Miranda, Fernando Antônio Nogueira
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:37:38Z
dc.date.available 2015-03-11
dc.date.available 2016-07-25T15:37:38Z
dc.date.issued 2014-03-15
dc.identifier.citation MIRANDA, Fernando Antônio Nogueira. A interdisciplinaridade no ensino superior: um estudo de caso do projeto interdisciplinar da Faculdade Batista Brasileira, especificamente no curso de Administração de Empresas. 2014. 122 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/495
dc.description.abstract This paper is a result of a research project which seeks to present the contribution of interdisciplinarity to the development of knowledge in the Business Administration Program of the Faculdade Batista Brasileira [Brazilian Baptist College], discussing its contribution to the cultural enrichment of its students and to the integrated education of the future administrator. Its title is presented as: The interdisciplinarity of higher learning: a case study of the interdisciplinary project of the Faculdade Batista Brasileira, specifically the Business Administration Program. It was developed having as its methodology exploratory bibliographic research, studies of documents and the case study. Its theoretical referential support in the area is with the goal of presenting and discussing the guiding aspects of interdisciplinarity and its quest for overcoming the fragmentation of knowledge. It seeks to analyze how this interdisciplinary methodology is being used in the Business Administration Program of the Faculdade Batista Brasileira, through analyzing the projects developed during the program by the students and professors. Besides this it also deals with each one of the projects developed during the semester in the program, analyzing them from an interdisciplinary perspective, demonstrating the ever greater possibility of constructing new paths of knowledge. The work ends with the comprehension that interdisciplinary studies can generate new investigations and new ideas, depending, as well, on the advancement itself of the disciplines which make up these studies. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Interdisciplinaridade por
dc.subject Conhecimento por
dc.subject Currículo de Curso por
dc.subject Proposta Curricular por
dc.subject Aprendizagem por
dc.subject Administração de Empresas por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Interdisciplinarity eng
dc.subject Knowledge eng
dc.subject Program Curriculum eng
dc.subject Curricular Proposal eng
dc.subject Learning eng
dc.subject Business Administration eng
dc.title A interdisciplinaridade no ensino superior: um estudo de caso do projeto interdisciplinar da Faculdade Batista Brasileira, especificamente no curso de Administração de Empresas por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Klein, Remi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.contributor.referee2 Fischer, Beatriz Terezinha Daudt
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4948105804186093 por
dc.description.resumo O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que busca apresentar a contribuição da interdisciplinaridade para o desenvolvimento do conhecimento no Curso de Administração de Empresas da Faculdade Batista Brasileira, discutindo sua contribuição para o enriquecimento cultural de seus alunos e a educação integrada do futuro administrador. Apresenta como título: A interdisciplinaridade no ensino superior: um estudo de caso do projeto interdisciplinar da Faculdade Batista Brasileira, especificamente no Curso de Administração de Empresas. Foi desenvolvido tomando por metodologia a pesquisa bibliográfica exploratória, o estudo documental e o estudo de caso. Tem como sustentação referencial teórico na área, com o objetivo de apresentar e discutir os aspectos norteadores da interdisciplinaridade e sua busca pela superação da fragmentação do conhecimento. Busca analisar como esta metodologia interdisciplinar vem sendo trabalhada no Curso de Administração de Empresas da Faculdade Batista Brasileira, por meio da análise dos projetos desenvolvidos no transcorrer do curso, por alunos e professores. Aborda ainda cada um dos projetos desenvolvidos semestralmente no curso, analisando-os sob a ótica interdisciplinar, demonstrando a possibilidade de construção cada vez maior de novos caminhos do saber. O trabalho finaliza com a compreensão de que estudos interdisciplinares podem gerar novas investigações e novas ideias, dependendo inclusive do próprio avanço das disciplinas que compõem estes estudos. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9088594657144985 por
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta