dc.creator |
Nascimento, Valmir Pontes do |
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dc.date.accessioned |
2016-07-25T15:29:49Z |
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dc.date.available |
2014-12-03 |
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dc.date.available |
2016-07-25T15:29:49Z |
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dc.date.issued |
2014-08-25 |
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dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Valmir Pontes do. Do diálogo inter-religioso à construção da espiritualidade: uma análise de procedimentos pedagógicos em aulas de ensino religioso. 2014. 144 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/484 |
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dc.description.abstract |
The goal of this paper is to reflect about the otherness and inter-religious dialog which are
present in interactions as foundations for pedagogical procedures in Religious Education
classes (ER), in interfaces with public policies related to this curricular component and in
interlocutions with different authors about dialogism in education. Dialogic pedagogy is
examined in connection with the dynamic of religious expressions, specifically the Brazilian
ones, and seeking to understand how educators can gain pedagogical benefits from these
manifestations of spirituality in the school space, in Religious Education (ER). The
conceptual foci verified in the bibliographic research are made in an integrated way and in
connection with the results of a field research carried out in a school of the private network of
the metropolitan region of Porto Alegre RS. In the first chapter the results of the empirical
research are presented, which verify a methodology of teaching based on otherness and on
interaction and its implications on the construction of the spirituality of the student. In the
second chapter the reflection is on religion and post-modernity, seeking to understand what
being religious means in this social context. The plural religious scenario is observed,
religious diversity and mobility are identified and the inter-religious dialog in its perspectives
and possibilities, specifically in Brazil, is examined. In the third chapter, the discourse is
about Religious Education in the face of this multifaceted and complex current context,
observing the plural school reality. Concepts of interaction, otherness and spirituality are
sought, presenting perspectives of a dialogic pedagogy. ER is studied in its historic process, in
Brazil, and analyzed in pedagogical-epistemological terms, thus examining dialogic pedagogy
in its possibilities of application in this curricular component, in its current configuration. |
eng |
dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Diálogo inter-religioso |
por |
dc.subject |
Pedagogia dialógica |
por |
dc.subject |
Metodologia de ensino |
por |
dc.subject |
Alteridade |
por |
dc.subject |
Interação pedagógica |
por |
dc.subject |
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO |
por |
dc.subject |
Inter-religious dialog |
eng |
dc.subject |
Dialogic pedagogy |
eng |
dc.subject |
Teaching methodology |
eng |
dc.subject |
Otherness |
eng |
dc.subject |
Pedagogical interaction |
eng |
dc.title |
Do diálogo inter-religioso à construção da espiritualidade: uma análise de procedimentos pedagógicos em aulas de ensino religioso |
por |
dc.type |
Dissertação |
por |
dc.contributor.referee1 |
Klein, Remi |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 |
por |
dc.contributor.referee2 |
Follmann, José Ivo |
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dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2801367846512759 |
por |
dc.description.resumo |
Objetiva-se, neste trabalho, refletir sobre a alteridade e o diálogo inter-religioso presentes na
interação como fundamentos de procedimentos pedagógicos em aulas de Ensino Religioso
(ER), em interface com políticas públicas relacionadas a este componente curricular e em
interlocução com diferentes autores sobre dialogicidade em educação. A pedagogia dialógica
é examinada em conexão com a dinâmica das expressões religiosas, sobretudo brasileiras, e
buscando entender como educadores/as podem tirar proveito pedagógico dessas
manifestações de espiritualidade no espaço escolar, em Ensino Religioso (ER). Os enfoques
conceituais verificados na pesquisa bibliográfica são feitos de modo integrado e em conexão
com resultados de uma pesquisa de campo realizada numa escola da rede privada da região
metropolitana de Porto Alegre RS. No primeiro capítulo, mostram-se os resultados da
pesquisa empírica, que verifica uma metodologia de ensino baseada na alteridade e na
interação e suas implicações na construção da espiritualidade do/a discente. No segundo
capítulo, reflete-se sobre religião e pós-modernidade, buscando entender o que significa ser
religioso neste contexto social. Verifica-se como acontecem as expressões religiosas
brasileiras e como o capital simbólico religioso tem sido oferecido no contexto pós-moderno.
Observa-se o cenário religioso plural, identifica-se a diversidade e a mobilidade religiosas e
examina-se o diálogo inter-religioso em suas perspectivas e possibilidades, sobretudo no
Brasil. No terceiro capítulo, discorre-se sobre o Ensino Religioso frente ao contexto
multifacetado e complexo atual, observando a realidade escolar plural. Buscam-se conceitos
de interação, alteridade e espiritualidade, apresentando-se perspectivas de uma pedagogia
dialógica. O ER é verificado em seu processo histórico, no Brasil, e analisado em termos
epistêmico-pedagógicos, sendo a pedagogia dialógica examinada em suas possibilidades de
aplicação neste componente curricular, em sua atual configuração. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8669536180794857 |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Brandenburg, Laude Erandi |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 |
por |