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O estudo da gestão ambiental em instituições de ensino superior, à luz de princípios éticos: um estudo de caso na Faculdade Independente do Nordeste - Fainor

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dc.creator Espinheira, Marcelo José Costa Lima
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:27:12Z
dc.date.available 2014-10-13
dc.date.available 2016-07-25T15:27:12Z
dc.date.issued 2014-07-03
dc.identifier.citation ESPINHEIRA, Marcelo José Costa Lima. O estudo da gestão ambiental em instituições de ensino superior, à luz de princípios éticos: um estudo de caso na Faculdade Independente do Nordeste - Fainor. 2014. 82 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/480
dc.description.abstract In the last decades of the twentieth century, issues related to environmental problems began to gain prominence in the media and in the society, because of the severe degradation caused by the human activities on the environment. Thus for a long time, the earth does not support the unrestrained use of their natural resources and to ensure a better future for the next generations, it is need a change of attitude and behavior of human. In order to assure a better future for the next generations, a change in the attitude of the human being is needed. Thus leaders from different parts of the world have begun to change their stances on the problems caused by the misuse of the natural resources, thinking more ethically towards nature. After all, man is an element of nature and needs it to keep life s continuity. That being so, the higher education institutions should take urgent actions in order to skew the legal standards performing its social role, which means sharing knowledge and preparing citizens with ethical stance and respecting the others and the environment as well, through environmental management actions. In spite of all, the HEIs (higher education institutions) are also responsible for the structure of the future generations. This paper presents a brief study on the practical actions of Environmental Management in the Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), under the ethical principles. During the study, a survey of the environmental initiatives implemented in HEIs (high education institutions) was conducted in order to check the efforts made by them, trying to fit in with the environmental legislation and mitigate the environmental impacts caused by their activities, as well as clarify the underlying values on the decisions adopted in the environmental management. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Gestão Ambiental por
dc.subject Ética por
dc.subject Instituição de Ensino Superior por
dc.subject ÉTICA E GESTÃO por
dc.subject Environmental Management eng
dc.subject Ethics eng
dc.subject Higher Education Institution eng
dc.title O estudo da gestão ambiental em instituições de ensino superior, à luz de princípios éticos: um estudo de caso na Faculdade Independente do Nordeste - Fainor por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 por
dc.description.resumo Nas últimas décadas do século XX, questões relacionadas aos problemas ambientais começaram a ganhar destaque na mídia e na sociedade, devido à intensa degradação provocada, pela atividade humana, ao meio ambiente. Com isso, a Terra não suportará, por muito tempo, o uso desenfreado dos seus recursos naturais e para garantir um futuro melhor às próximas gerações, faz-se necessária uma mudança de atitude e comportamento do ser humano. Assim, líderes de várias partes do mundo começam a mudar suas posturas diante dos problemas gerados pelo mau uso dos recursos naturais, pensando de maneira mais ética em relação à natureza. Afinal, o homem é um elemento da natureza e precisa dela para dar continuidade à vida. Sendo assim, as Instituições de Ensino Superior devem iniciar ações rápidas a fim de se enquadrarem às normas legais, cumprindo seu papel social, de compartilhar o conhecimento e formar cidadãos com postura ética respeitando o próximo e o meio ambiente, por meio de ações de gestão ambiental. As IES também são responsáveis pela constituição das futuras gerações. Este trabalho apresenta um breve estudo sobre as práticas de ações de Gestão Ambiental, na Faculdade Independente do Nordeste, à luz de princípios éticos. Durante o estudo, foi realizado um levantamento sobre as ações ambientais aplicadas na IES, a fim de verificar os esforços feitos, por ela, na tentativa de enquadrar-se na legislação ambiental e amenizar os impactos ambientais, gerados por suas atividades, bem como evidenciar os valores subjacentes às decisões adotadas na gestão ambiental. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2440063180273976 por
dc.contributor.advisor1 Schreiber, Dusan
dc.contributor.advisor1Lattes SCHREIBER, D. por


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