Repositório Faculdades EST

Educação e relações étnico/raciais no Brasil: algumas considerações

Mostrar registro simples

dc.creator Souza, Gilsivan Montes de
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:56:08Z
dc.date.available 2014-08-26
dc.date.available 2016-07-25T15:56:08Z
dc.date.issued 2012-03-25
dc.identifier.citation SOUZA, Gilsivan Montes de. Educação e relações étnico/raciais no Brasil: algumas considerações. 2012. 73 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/471
dc.description.abstract Fruit of an intense intellectual activity and policy by social actors, which perceive participation african descent one of the pillars of the Brazilian sociocultural, the resulting actions that fight start having stronger effects among the deliberative processes of education, as for example, the creation of the discipline of History and Afro-Brazilian and African compulsory in the curricula of higher education institutions in the country, among others. Thus, this final paper aims to analyze the professional master education issue related to the black and ethnic groups in Brazil, as well as evaluating some significant changes implemented by means of certain public policies that have been put into practice in the course of the twentieth century. Therefore, attempts to define the present research, bibliographical, from a social and historical bias regarding their theoretical-conceptual. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Educação por
dc.subject Cultura Afro-brasileira por
dc.subject África por
dc.subject Relações étnico/raciais por
dc.subject ÉTICA E GESTÃO por
dc.subject Education eng
dc.subject Afro-Brazilian Culture eng
dc.subject Africa eng
dc.subject Ethno / racial eng
dc.title Educação e relações étnico/raciais no Brasil: algumas considerações por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Zwetsch, Roberto Ervino
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8795910334550225 por
dc.description.resumo Fruto de uma intensa atividade intelectual e politica por parte de atores sociais, os quais percebem na participação afro-descendente um dos pilares da construção sociocultural brasileira, as ações resultantes dessa luta começam a ter efeitos mais sólidos em meio aos processos deliberativos educacionais, como, por exemplo, a criação da disciplina de História e Cultura Afro-brasileira e Africana obrigatória nas grades curriculares das instituições de ensino superior do país, dentre outras. Desta forma, o presente trabalho de conclusão de mestrado profissional visa analisar a questão educacional relacionada aos negros e às etnias no Brasil, bem como avaliar algumas mudanças significativas concretizadas por meio de certas politicas públicas que vem sendo colocadas em prática no decorrer do século XX. Para tanto, intenta-se delimitar a presente pesquisa, de caráter bibliográfico, a partir de um viés histórico e social no que tange sua perspectiva teórico-conceitual. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.contributor.advisor1 Kronbauer, Selenir Correa Gonçalves
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2076141952423077 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta