Repositorio Faculdades EST

Conflitos de identidade entre os jovens da etnia Tikuna na comunidade de Umariaçu I na terra indígena Eware I no município de Tabatinga/AM

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Sousa, Sebastião Rocha de
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:57:05Z
dc.date.available 2014-07-23
dc.date.available 2016-07-25T15:57:05Z
dc.date.issued 2013-11-11
dc.identifier.citation SOUSA, Sebastião Rocha de. Conflitos de identidade entre os jovens da etnia Tikuna na comunidade de Umariaçu I na terra indígena Eware I no município de Tabatinga/AM. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/468
dc.description.abstract This paper deals with the issue of the identity of the Tikuna youth, of the Umariaçu I Community on the Eware I Indigenous Territory in the municipality of Tabatinga, AM, based on contemporary challenges. The Tikuna are a people who inhabit the Amazon region, who have preserved part of their cultural tradition in spite of the contact with the non-indigenous. The role of education in the maintenance and reinterpretation of the Tikuna heritage is analyzed as well as their ritual reinvention. The Tikuna youth have before them the attempt of insertion in the modern world with the preservation of the traditions received from their ancestors. This position generates conflicts with the older ones and deepens the identity crises inherent to adolescence. The Young Girl Festivity rite carries out an attempt of connecting the past and the future, since it reinterprets the ritual obligations in a new context. In this resides the wealth of the Tikuna culture for the interpretation of inter-culturality in a pluriethnic society. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Identidade jovem Tikuna por
dc.subject Educação indígena por
dc.subject Ritos de iniciação por
dc.subject Interculturalidade por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE por
dc.subject Identity of Tikuna youth eng
dc.subject Indigenous education eng
dc.subject Rites of initiation eng
dc.subject Interculturality eng
dc.title Conflitos de identidade entre os jovens da etnia Tikuna na comunidade de Umariaçu I na terra indígena Eware I no município de Tabatinga/AM por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 por
dc.description.resumo O presente trabalho aborda a questão da identidade dos jovens Tikuna, da Comunidade de Umariaçu I na Terra Indígena Eware I no município de Tabatinga, AM, a partir dos desafios contemporâneos. Os Tikuna são um povo que habita a região amazônica que tem preservado parte de sua tradição cultural apesar do contato com os não-indígenas. Analisa-se o papel da educação na manutenção e reinterpretação da herança Tikuna bem como na sua reinvenção ritual. A juventude Tikuna tem diante de si o desafio de inserção no mundo moderno com a preservação das tradições recebidas de seus antepassados. Essa posição gera conflitos com os mais velhos e aprofunda as crises identitárias inerentes à adolescência. O rito da Festa da Moça Nova desempenha uma tentativa de conexão entre o passado e o futuro, uma vez que reinterpreta as obrigações rituais em um novo contexto. Nisso, consiste a riqueza da cultura Tikuna para a interpretação da interculturalidade em uma sociedade pluriétnica. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2319536054035747 por
dc.contributor.advisor1 Zwetsch, Roberto Ervino
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8795910334550225 por


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta