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A influência midiática e o consumo de substâncias psicoativas por parte de crianças e adolescentes e a intervenção pedagógico-teológica como estratégia preventiva

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dc.creator Tribess, Marciano
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:32:20Z
dc.date.available 2014-07-18
dc.date.available 2016-06-17T20:32:20Z
dc.date.issued 2014-04-17
dc.identifier.citation TRIBESS, Marciano. A influência midiática e o consumo de substâncias psicoativas por parte de crianças e adolescentes e a intervenção pedagógico-teológica como estratégia preventiva. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/452
dc.description.abstract The goal of this research is to approach and analyze the influence of the media exerted on children and adolescents related to the experimentation of psychoactive substances and the pedagogic-theological intervention as a preventive strategy. The influence on the human being through mediatic mechanisms which condition the person to an action expected by the conditioner has been studied for a long time. Aldous Huxley in his book Brave New World already dealt with the conditionality of the human being ever since the decade of the 30 s. In later decades, other theoreticians such as Edgar Morin and Guy Debord, analyzed how the human being is conditioned through mass culture and the spectacle society. The reality presented led this research to seek preventive ways of dealing with the conditionality of the human being by the media. For this, we analyze theoreticians such as Paulo Freire and Michel Henry and their discoveries on mediating knowledge and the analysis of the Words of Christ and how these can contribute in the elaboration of pedagogic-theological interventions which interfere in the conditioning process of the television publicity propaganda which conveys the use of psychoactive substances. The results point out that in the space of the Christian community the child as well as the adolescent find conditions to reflect and act with criticalness based on the abstract thought propitiated by a non-alienating content. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Condicionamento por
dc.subject Mídia por
dc.subject Substâncias Psicoativas por
dc.subject DIMENSÕES DO CUIDADO E PRÁTICAS SOCIAIS por
dc.subject Conditioning eng
dc.subject Media eng
dc.subject Psychoactive Substances eng
dc.title A influência midiática e o consumo de substâncias psicoativas por parte de crianças e adolescentes e a intervenção pedagógico-teológica como estratégia preventiva por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Gaede Neto, Rodolfo
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8020748256904139 por
dc.description.resumo A presente pesquisa tem por objetivo abordar e analisar a influência exercida pela mídia sobre crianças e adolescentes em relação à experimentação de substâncias psicoativas e a intervenção pedagógico-teológica como estratégia preventiva.A influência sobre o ser humano através de mecanismos midiáticos que o condicionam a ação esperada pelo condicionante tem sido estudada há muito tempo. Aldous Huxley com seu livro Admirável Mundo Novo já aborda a condicionalidade do humano desde a década de 30. Nas décadas posteriores, outros teóricos como Edgar Morin e Guy Debord, analisaram como o ser humano é condicionado através da cultura de massa e a sociedade do espetáculo. A realidade apresentada levou a presente pesquisa à busca de formas preventivas com relação à condicionalidade do ser humano pela mídia. Para isso, analisamos teóricos como Paulo Freire e Michel Henry e suas descobertas sobre a mediação do conhecimento e a análise das Palavras de Cristo e de como estas podem contribuir na elaboração de intervenções pedagógico-teológicas que interferiram no processo condicionante das propagandas publicitárias televisivas que veiculam o uso de substâncias psicoativas.Os resultados apontaram que no espaço da comunidade cristã tanto a criança como o adolescente, encontram condições para refletir e agir com criticidade a partir do pensamento abstrato propiciado pelo conteúdo não alienador. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0750033411856469 por
dc.contributor.advisor1 Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 por


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