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A misericórdia que ultrapassa fronteiras: uma leitura sociológica da parábola do Bom Samaritano - Lucas 10.25-37

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dc.creator Carvalho, Tiago Samuel Lopes de
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:32:13Z
dc.date.available 2014-04-24
dc.date.available 2016-06-17T20:32:13Z
dc.date.issued 2013-10-11
dc.identifier.citation CARVALHO, Tiago Samuel Lopes de. A misericórdia que ultrapassa fronteiras: uma leitura sociológica da parábola do Bom Samaritano - Lucas 10.25-37. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/440
dc.description.abstract Language is not only a means through which human beings express their thought. It also is not simply a virtual code ready and available outside of the formation context. Any one of these comprehensions, each in its own way, does not consider the speakers and the situations of use as determiners of the facts and rules of the language. Language is essentially dialogic and should be understood as a form or process of inter-action , in which the users interact as social subjects. It is not the work of one individual, but the social and historical work of that individual and of others. And it is constituted for the others and with the others. That is why it is affirmed that the interactions occur within an enormous social, historical and ideological context and, in these limits, language suffers interferences. This concept demands a differentiated reading of the biblical text, that is, an approach which takes in the historical, social and dialogic aspect of the text. Thus, what is being proposed is a biblical reading through the sociological method, a reading from the four sides. This method is based on the presupposition that there exist four sides or aspects which determine the social life of a people. It is a methodology orientated toward a simplified reading with didactic goals, which presents the totality of the social dynamism in four great aspects or dimensions of the social reality, that is: economic, social, political and ideological. Based on the dialogic concept of the text, on the theory of genres, on the historical-cultural aspect with data obtained from an exegetical analysis and, especially, on the sociological aspect of the parable of the Good Samaritan, this paper carries out a sociological reading of the text of Luke 10:25-37 to reach the goal of the parable of the Good Samaritan. With this reading various social voices were identified which permeate the text as was also identified a peculiar proposal of a Christian model which seeks the protagonist of the Christian love instead of being concerned with the object and the limit of this compassion. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Linguagem por
dc.subject Dialogismo por
dc.subject Gênero por
dc.subject Leitura Sociológica por
dc.subject Leitura dos quatro lados por
dc.subject Parábola por
dc.subject Bom Samaritano por
dc.subject LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA por
dc.subject Language eng
dc.subject Dialogism eng
dc.subject Genre eng
dc.subject Sociological Reading eng
dc.subject Reading from the four sides eng
dc.subject Parable eng
dc.subject Good Samaritan eng
dc.title A misericórdia que ultrapassa fronteiras: uma leitura sociológica da parábola do Bom Samaritano - Lucas 10.25-37 por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Schmitt, Flavio
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4051638587142121 por
dc.description.resumo A língua não é apenas um meio através do qual o ser humano expressa seu pensamento. Também não é apenas um código virtual já pronto e disponível fora do contexto de formação. Qualquer uma dessas compreensões desconsidera, a seu próprio modo, os falantes e situações de uso como determinantes dos fatos e regras da língua. A língua é essencialmente dialógica e deve ser compreendida enquanto forma ou processo de inter-ação , no qual os usuários interagem enquanto sujeitos sociais. Ela não é trabalho de um indivíduo, mas trabalho social e histórico seu e dos outros. E é para os outros e com os outros que ela se constitui. Por isso, se afirma que as interações ocorrem no interior de um enorme contexto social, histórico e ideológico e, nesses limites, a linguagem sofre interferências. Essa concepção exige uma leitura diferenciada do texto bíblico, ou seja, uma abordagem que alcance o aspecto histórico, social e dialógico do texto. Dessa maneira, o que se propõe é a leitura bíblica por meio do método sociológico, a leitura dos quatro lados. Esse método parte do pressuposto de que existem quatro lados ou aspectos que são determinantes na vida social de um povo. É uma metodologia orientada para uma leitura simplificada, com fins didáticos, que apresenta a totalidade do dinamismo social em quatro grandes aspectos ou dimensões da realidade social, a saber: econômico, social, político e ideológico. Fundamentado na concepção dialógica do texto, na teoria dos gêneros, no aspecto histórico-cultural com dados obtidos através de uma análise exegética e, especialmente, no aspecto sociológico da parábola do bom samaritano, este trabalho realiza uma leitura sociológica do texto de Lucas 10.25 37 para alcançar o propósito da parábola do Bom Samaritano. Com essa leitura se identificaram várias vozes sociais que permeiam o texto e, também, uma proposta peculiar de modelo cristão que procura o sujeito do amor cristão em vez de se preocupar com o objeto e o limite dessa compaixão. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6707456468349874 por
dc.contributor.advisor1 Hoefelmann, Verner
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8692969730711420 por


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