Repositorio Faculdades EST

O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar

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dc.creator Franco, Elisângela de Carvalho
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:32:11Z
dc.date.available 2014-04-24
dc.date.available 2016-06-17T20:32:11Z
dc.date.issued 2013-07-10
dc.identifier.citation FRANCO, Elisângela de Carvalho. O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/437
dc.description.abstract The present study is aimed at investigating the relevance of affection in the education of students deaf adolescents and deaf, aiming to promote an integral education and inclusive in the school space. For both, the methodology has a qualitative approach, having by method the field research, with application of questionnaires. The participants were students deaf (deaf) and teachers of the State School for Elementary and Middle level Education Heitor Villa-Lobos, of the city of Ariquemes, Rondonia State. The theoretical support was based on various authors, among whom, Boff, Vygotsky, Laws and Decrees. The work is structured in three chapters, the first, the theoretical framework, the second the procedures of field research and third analyzes and discussion of the data. Therefore, it was found that not there is an interaction between the teachers and students in the school context, due to the lack of communication between both. The interaction is not perceived in its fullness, because the Brazilian Sign Language is not used by the teachers, compromising the relationship between teacher and student. But, despite the lack of communication between teachers and students, it was found that the affection has contributed toward the minimization of this barrier, allowing have an interaction affective and promoting us students to self-esteem and motivation in learning. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Adolescência por
dc.subject Surdez por
dc.subject Afeto por
dc.subject Inclusão por
dc.subject Aprendizagem por
dc.subject ÉTICA E GESTÃO por
dc.subject Adolescence eng
dc.subject Deafness eng
dc.subject Affection eng
dc.subject Inclusion eng
dc.subject Learning eng
dc.title O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 por
dc.description.resumo A presente pesquisa tem por objetivo investigar a relevância do afeto na educação de estudantes adolescentes surdos e surdas, visando promover uma educação integral e inclusiva no espaço escolar. Para tanto, a metodologia tem uma abordagem qualitativa, tendo por método a pesquisa de campo, com aplicação de questionários. Os participantes foram estudantes surdos (surdas) e docentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa-Lobos, da cidade de Ariquemes, Estado de Rondônia. O apoio teórico baseou-se em diversos autores, entre os quais, Boff, Vygotsky, Leis e Decretos. O trabalho está estruturado em três capítulos, constando no primeiro os referenciais teóricos, no segundo os procedimentos da pesquisa de campo e terceiro, análises e discussão dos dados. Portanto, constatou-se que não há uma interação entre o professorado e estudantes no contexto escolar, devido à falta de comunicação entre ambos. A interação não é percebida em sua plenitude, pois a Língua Brasileira de Sinais não é utilizada pelo professorado, comprometendo a relação entre docente e estudante. Mas, apesar da falta de comunicação entre docente e estudantes, constatou-se que o afeto tem contribuído na minimização dessa barreira, permitindo haver uma interação afetiva e promovendo nos estudantes a autoestima e a motivação na aprendizagem. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4788247504232912 por
dc.contributor.advisor1 Silva, Laura Franch Schmidt da
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6858886305291005 por


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