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Desgraçado. Miserável. O discurso teológico de House M.D.: sintomas de uma teologia de desencantamento

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dc.creator Machado, Renato Ferreira
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:32:10Z
dc.date.available 2014-04-24
dc.date.available 2016-06-17T20:32:10Z
dc.date.issued 2013-11-06
dc.identifier.citation MACHADO, Renato Ferreira. Desgraçado. Miserável. O discurso teológico de House M.D.: sintomas de uma teologia de desencantamento. 2013. 191 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/435
dc.description.abstract This is a theological reading of the House M.D. serial, using the main character as an esthetic figure which symbolizes the human existential status of current times and the narratives of the production as contemporary existential mythologies. Disenchantment is affirmed as a theological possibility of re-signifying the human identity based on the discussion about the human condition, the faith experiences pictured in the serial and the perspective of the recovery of existential meaning faced with the reality of death. In the first chapter the serial and its characters are presented, emphasizing the protagonist, Gregory House. In the second chapter a theological referential framework is elaborated based on certain points of the intellectual production of Paul Tillich and Jürgen Moltmann. In the third chapter the human condition is discussed emphasizing the experience of otherness as an overcoming of deontological ethics. In the fourth chapter the religious dimension is emphasized as an opening to an absolute horizon of re-signification of life. In the fifth chapter, through a narrative analysis of the final episode of the serial, the experience of dying is presented as a final disenchantment and a possibility of meaning for life´s end. eng
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject House por
dc.subject Cultura Pop por
dc.subject Desencantamento por
dc.subject Condição Humana por
dc.subject por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject House eng
dc.subject Pop Culture eng
dc.subject Disenchantment eng
dc.subject Human condition eng
dc.subject Faith eng
dc.title Desgraçado. Miserável. O discurso teológico de House M.D.: sintomas de uma teologia de desencantamento por
dc.type Tese por
dc.contributor.referee1 Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 por
dc.contributor.referee2 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 por
dc.contributor.referee3 Brustolin, Leomar Antônio
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/3688657694876591 por
dc.contributor.referee4 Murad, Afonso Tadeu
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/5635145135387949 por
dc.description.resumo Leitura teológica do seriado House M. D., tomando o personagem principal como figura estética que simboliza o status existencial humano da época presente e as narrativas da produção como mitologias existenciais contemporâneas. Afirma-se o desencantamento como possibilidade teológica de ressignificação da identidade humana, a partir da discussão a respeito da condição humana, das experiências de fé retratadas no seriado e da perspectiva de resgate de sentido existencial diante da realidade da morte. No primeiro capítulo apresenta-se a série e seus personagens, enfatizando-se a figura do protagonista Gregory House. No segundo capítulo elabora-se um quadro referencial teológico a partir de determinados pontos da produção intelectual de Paul Tillich e Jürgen Moltmann. No terceiro capítulo discute-se a condição humana, enfatinzando-se a experiência da alteridade como superação de uma ética deontológica. No quarto capítulo reflete-se sobre experiências de fé retratadas no seriado, enfatizando-se a dimensão religiosa como abertura a um horizonte absoluto de ressignificação da vida. No quinto capítulo, através de uma análise narrativa do episódio final do seriado, apresenta-se a experiência do morrer como desencantamento final e possibilidade de sentido para a conclusão da vida. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5182020903256616 por
dc.contributor.advisor1 Klein, Remi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por


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