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Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica

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dc.creator Conceição, Marcio Santos da
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:32:09Z
dc.date.available 2014-04-24
dc.date.available 2016-06-17T20:32:09Z
dc.date.issued 2013-12-17
dc.identifier.citation CONCEIÇÃO, Marcio Santos da. Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/434
dc.description.abstract This paper aims to reflect on the importance of (self) biographical method for teacher training. Based on the works of authors such as Souza, Josso and Nóvoa, among others, it seeks to discuss the relevance found in the training work based on Life Stories which appreciates the subjectivity and uniqueness of these stories in contrast to a Cartesian teacher training model, in which the teacher is a mere transmitter of knowledge and does not feel themselves as the actors of their own training. The discussions are also guided by the attempt to understand how the journey of two black school teachers of a Quilombola community guides and directs their pedagogical praxis. In this paradigm shift, it is let behind a formative model centered in what some authors call technical rationality and subjectivity (s) is encouraged, because it is believed that there is no teaching without learning and vice versa. This is a survey of an ethnographical type with a qualitative approach. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Autobiografia por
dc.subject Formação Docente por
dc.subject Subjetividade por
dc.subject Histórias de Vida por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE por
dc.subject Autobiography eng
dc.subject Teacher Training eng
dc.subject Subjectivity Life Stories eng
dc.title Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 por
dc.description.resumo O presente trabalho objetiva refletir acerca da importância do método (auto)biográfico para a formação docente. Tomando como base os trabalhos de autores como Souza, Josso e Nóvoa, entre outros, busca discutir a relevância encontrada nos trabalhos de formação baseados nas Histórias de Vida nos quais se valoriza a subjetividade e a singularidade dessas histórias contrapondo-se a um modelo de formação docente cartesiano, no qual o professor não passa de um mero transmissor do conhecimento e o mesmo não se sente sujeito da sua própria formação. As discussões são pautadas também na tentativa de compreender de que forma o itinerário escolar de duas professoras negras de uma comunidade quilombola norteia e orienta sua práxis pedagógica. Nessa mudança de paradigma, deixa-se para trás um modelo formativo centrado no que alguns autores chamam de racionalidade técnica e dá-se espaço à(s) subjetividade(s), por se acreditar que não exista docência sem discência e vice-versa. Trata-se de uma pesquisa do tipo etnográfica com uma abordagem qualitativa. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5240588479135801 por
dc.contributor.advisor1 Klein, Remi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por


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