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Formação de educadores populares : análise da experiência educativa de creches comunitárias vinculadas a Associação de Educadores Populares de Porto Alegre AEPPA

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dc.creator Oliveira, Graciete Maria de
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:38:07Z
dc.date.available 2009-05-05
dc.date.available 2016-07-25T15:38:07Z
dc.date.issued 2008-12-18
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Graciete Maria de. Formação de educadores populares : análise da experiência educativa de creches comunitárias vinculadas a Associação de Educadores Populares de Porto Alegre AEPPA. 2008. 146 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/42
dc.description.abstract This dissertation aims at researching the formation of popular educators. Adopting a qualitative perspective and case study method, this investigation was carried out through the investigation into the practice of popular educators from daycare center linked to AEPPA (Popular Educators Association from Porto Alegre),contextualizing the historical development of daycare centers, analyzing the formation and the practice of the educators from this institution (AEPPA), and checking the relationship between teology and educational contexts "Teo-Pedagógica" contribution. Its central focus is the reflection on life experience knowledge and its reconstructed knowledge concerning the practice of popular educators after continuing education proposed by AEPPA. The text is structured into three chapters. In the first chapter, the research has shown that the Teo-pedagogia provides enough evidences to establish a liberating education proposal. In the second chapter, the methodological process is developed explaining all the elements of qualitative perspective proposal that has been implemented. Finally, the third chapter is an analysis of the data collected based on theoretical aspects, highlighting the most significant features related to the main problem of this dissertation.The conclusions of this research indicate that there is a history to be rescued and analyzed as well as proposals to be concluded. Through pupils, the insertion of educators in a daycare center has shown the possibility of redemption of their place as citizens. This possibility is coming true at AEPPA and its collective commitment to the construction of a liberating education that goes beyond the epistemological dimension, articulating to the political and aesthetic dimensions. This is a new feasible way of democratically, resignified the functions of the popular educator in order to maximize its contribution to the Teo-pedagogical democratic management working in daycare centers. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Educação popular por
dc.subject Formação continuada por
dc.subject Ressignificação por
dc.subject Práxis educativa por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Popular education eng
dc.subject Continuing education eng
dc.subject resignification eng
dc.subject Educational practice eng
dc.title Formação de educadores populares : análise da experiência educativa de creches comunitárias vinculadas a Associação de Educadores Populares de Porto Alegre AEPPA por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Zwetsch, Roberto Ervino
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8795910334550225 por
dc.contributor.referee2 Andreola, Balduino Antonio
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6678521937817570 por
dc.description.resumo A dissertação tem como objeto de estudo a formação de educadores populares. Através da perspectiva qualitativa e o método de estudo de caso, investigou-se a práxis de educadores populares de creches comunitárias vinculadas a Associação de Educadores Populares de Porto Alegre - AEPPA, contextualizando a trajetória histórica de creches, analisando a formação e a práxis de educadores desta instituição e verificando sua contribuição Teo-pedagógica. Tem como foco central a reflexão sobre a significação e ressignificação da práxis de educadores populares após a formação continuada proposta pela AEPPA. O texto está estruturado em três capítulos. No primeiro capítulo foi evidenciado que a Teo-pedagogia oferece elementos suficientes para criar uma proposta de educação libertadora. No segundo capítulo o processo metodológico é desenvolvido explicitando todos os elementos da proposta qualitativa de investigação que foi implementada. No terceiro capítulo da dissertação dedicamo-nos à análise dos dados obtidos na pesquisa de campo à luz dos referencias teóricos, destacando os aspectos mais significativos que se aproximam do problema principal dessa dissertação. Na pesquisa constatamos que há toda uma história a ser resgatada e corrigida e propostas a serem concluídas. A inserção dessas educadoras na creche aponta a possibilidade de resgate, através das crianças, do seu lugar como sujeito de direito. Essa possibilidade concretiza-se na AEPPA e no seu compromisso coletivo com a construção de um saber libertador que vai além da dimensão epistemológica, articulando-se ás dimensões política e estética. Esta é a maneira inédita e viável de, democraticamente, ressignificar a atuação da educadora popular no intuito de potencializar sua contribuição para a gestão democrática do trabalho Teo-pedagógico na creche. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3534412306641963 por
dc.contributor.advisor1 Wachs, Manfredo Carlos
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8679182448370232 por


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