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A formação do sujeito pela educação ética, na perspectiva da solidariedade e da cooperação, como alternativa ao capitalismo globalizado: uma proposta humanizante e integradora

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dc.creator Aguiar, José Heber de Souza
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:52:44Z
dc.date.available 2014-03-13
dc.date.available 2016-07-25T15:52:44Z
dc.date.issued 2013-11-08
dc.identifier.citation AGUIAR, José Heber de Souza. A formação do sujeito pela educação ética, na perspectiva da solidariedade e da cooperação, como alternativa ao capitalismo globalizado: uma proposta humanizante e integradora. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/426
dc.description.abstract This study is a bibliographic research that sought to understand the dynamics of Capitalism, from its birth in Europe to the present day worldwide. It has been realized that since its origin, this system is already destroying a collective culture and it has in its favor the fact of being born in a European mercantilist power, fact that has facilitated its expansion worldwide. Its expansion was particularly favorable in America, land of rich mineral wealth which sucked and exploited its population. The Protestant religion had its share of contributing to form the individual's desire for financial progress, justifying this as a grace from God. Capitalism can penetrate countries and foist in them their interest and influence especially in education to dominate the population. Globalization is a challenge for the identity and the subject being able to face the diverse reality is the "weak , and at the same time he is not interested in dominating the other, but include it and bring it to him, as he approaches the other. Through the formation of the subject, it is proposed to rescue the human person through ethical solidarity education, as from the Ethics Discourse, able to build consensus through dialogue and keep the rebels in constant search for social improvements. Against the competitive rationality of the capitalist market, an alternative model based on partnership is presented, and the possibility of having a society with its rights guaranteed is defended, as for ethical solidarity education, "weak" subjects are formed with a social solidarity sense, based on dialogue and respect for other human beings and the planet Earth. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Capitalismo por
dc.subject Globalização por
dc.subject Educação ética e solidária por
dc.subject Sujeitos por
dc.subject Cooperação por
dc.subject ÉTICA E GESTÃO por
dc.subject Capitalism eng
dc.subject Globalization eng
dc.subject Ethical and Solidarity Education eng
dc.subject Subjects eng
dc.subject Cooperation eng
dc.title A formação do sujeito pela educação ética, na perspectiva da solidariedade e da cooperação, como alternativa ao capitalismo globalizado: uma proposta humanizante e integradora por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Sinner, Rudolf Von
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5391368668845628 por
dc.description.resumo O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica que buscou compreender a dinâmica do capitalismo de seu nascimento na Europa, aos dias atuais, em todo o mundo. Percebeu-se que desde sua origem, esse sistema já é destruidor de uma cultura coletiva e que ele tinha a seu favor, o fato de ter nascido numa potência mercantilista europeia, fato que facilitou sua expansão pelo mundo. Sua expansão foi especialmente favorável na América, terra rica da qual sugou as riquezas minerais e explorou sua população. A religião protestante teve sua parcela de contribuição ao formar o desejo de progresso financeiro, justificando ser essa uma graça de Deus. O capitalismo consegue penetrar nos países e impingir seus interesses e influi especialmente na educação para dominar as populações. A globalização é um desafio para a identidade, e o sujeito capacitado para enfrentar a realidade diversa é o débil , ao mesmo tempo em que não está interessado em dominar o outro, mas incluí-lo e aproximá-lo de si, à medida que se aproxima desse outro. Pela formação do sujeito, propõe-se o resgate do ser humano pela educação ético-solidária, a partir da Ética do Discurso, capaz de criar consensos pelo diálogo e de manter os sujeitos rebeldes , em constante busca de melhorias sociais. Contra a racionalidade competitiva do mercado capitalista, apresenta-se um modelo alternativo com base na cooperação solidária e defende-se a possibilidade de se ter uma sociedade com seus direitos garantidos, à medida que, pela educação ético-solidária, se forme sujeitos débeis com senso de solidariedade social, pautados no diálogo e no respeito aos outros seres humanos e a terra. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3151220359090239 por
dc.contributor.advisor1 Wachholz, Wilhelm
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3084707254950329 por


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