Repositorio Faculdades EST

Dom Quixote, literatura e religiosidade : uma experiência pedagógica na educação de jovens e adultos

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Vianna, Marielle de Souza
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:38:45Z
dc.date.available 2009-05-05
dc.date.available 2016-07-25T15:38:45Z
dc.date.issued 2008-12-16
dc.identifier.citation VIANNA, Marielle de Souza. Dom Quixote, literatura e religiosidade : uma experiência pedagógica na educação de jovens e adultos. 2008. 134 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/41
dc.description.abstract This research has investigated the relations between literature and religiosity elaborated from the living experience of an elderly students group with different religious beliefs, having as basis the reading and interpretation of the work Don Quixote de la Mancha by Miguel de Cervantes. What motivated this investigation movements were the discussions on the religious interculturality, that occurred during the realization of literary saraus, in which selected passages from Cervantian work were read and interpreted (that approached the illiteracy issue in adulthood, the desire of knowing and the religious interculturality) by the elderly literacy group, whose age ranged between 60 and 83 years old, in a municipal school in Porto Alegre, in 2006. Here, three action scopes were articulated so that the elderly were able to understand the construction of their identity and their role in the social inclusion process. The first scope has been constituted through a formal educational space represented by the school. The second scope has been constituted through a public space represented by the square. The third action scope, central element of this dissertation, has been the religion sphere, represented by different forms of religiosity in their multiple ways of manifestation. These three scopes have been conjugated through a pedagogical proposal, centered in the reading and interpretation of Cervantes book. This investigation allowed us to ascertain the relevance of religiosity in research subjects life, as well as the importance of sharing experiences and narratives among those who have proposed to sit at the table of dialogue, with the mediation of literary texts, in which the religious interculturality has been discussed. eng
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Dom Quixote por
dc.subject Literatura por
dc.subject Interculturalidade religiosa por
dc.subject Narrativas por
dc.subject Interpretação por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Don Quijote eng
dc.subject Literature eng
dc.subject Religious interculturality eng
dc.subject Narratives eng
dc.subject Interpretation eng
dc.title Dom Quixote, literatura e religiosidade : uma experiência pedagógica na educação de jovens e adultos por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Mueller, Enio Ronald
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6361241956155769 por
dc.contributor.referee2 Fischer, Beatriz Terezinha Daudt
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4948105804186093 por
dc.description.resumo Esta pesquisa investiga as relações entre literatura e religiosidade elaboradas a partir da experiência vivida por um grupo de estudantes idosos de diferentes credos religiosos, tendo como base a leitura e a interpretação da obra Dom Quixote de la Mancha de Miguel de Cervantes. O que impulsionou os movimentos desta investigação foram as discussões acerca da interculturalidade religiosa, que aconteceram durante a realização de saraus literários nos quais foram lidas e interpretadas passagens selecionadas (que abordavam a questão do analfabetismo na fase adulta, o desejo de saber e a interculturalidade religiosa) da obra cervantina com uma turma de alfabetização de idosos, cuja idade variava entre 60 e 83 anos, numa escola municipal de Porto Alegre, em 2006. Articulam-se aqui três âmbitos de ação nos quais os idosos compreenderam a construção de sua identidade e seu papel no processo de inclusão social. O primeiro âmbito é constituído pelo espaço da educação formal representado pela escola. O segundo âmbito é constituído pelo espaço público representado pela praça. O terceiro âmbito de ação, elemento central dessa dissertação, é a esfera da religião, representada pelas diferentes formas de religiosidade em seus múltiplos modos de manifestação. Esses três âmbitos conjugam-se através de uma proposta pedagógica centrada na leitura e interpretação do livro de Cervantes. Esta investigação permitiu descobrir a relevância da religiosidade na vida dos sujeitos da pesquisa e a importância do compartilhar experiências e narrativas entre aqueles que se propõem a sentar à mesa do diálogo com a mediação de textos literários nos quais é tematizada a interculturalidade religiosa. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8384434935711345 por
dc.contributor.advisor1 Klein, Remi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta