dc.creator |
Klein, Mônica Inacio |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-25T15:48:47Z |
|
dc.date.available |
2013-11-26 |
|
dc.date.available |
2016-07-25T15:48:47Z |
|
dc.date.issued |
2013-07-04 |
|
dc.identifier.citation |
KLEIN, Mônica Inacio. Formação continuada de docentes dos anos iniciais da rede estadual de Ariquemes, Rondônia: um diferencial na qualidade no ensino numa perspectiva emancipatória. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/417 |
|
dc.description.abstract |
The Continuing Education has become indispensable for the pursuit of quality education
in the country, although many teachers still resist the practice. This study is the result of
the analysis of the results of external evaluations and teaching practice guided by
evaluative analyzes and reflections on improving the quality of education from the
insertion of continuing education in school daily life. Therefore, we sought to evaluate
by literature and documents the vision of the authors in relation to the concepts of
continuing education, as well as the reflections of the results reached in external
evaluations. This work is structured in three chapters. The first chapter presents and
discusses from the point of view of many authors historical concepts of education in
Brazil and continuing education. Chapter two discusses the quality of teaching and
assessment in the context of continuing education, focusing on the external evaluation,
as well as introduces and characterizes this matrices that guide these evaluations.
Chapter three presents as a parameter to the profile analysis and discussion of the state
schools in the city of Porto Velho and results IDEB. After characterization of the
schools, it is reported as it was inserted in these schools of continuing education and
continuing education pro-literacy, as well as discussion and reflection on the importance
of this. The results obtained through the object of research show that continuing
education can contribute to significant changes in teaching practice and the teaching
quality, and may be for either local or national, because this makes the act of teaching a
constant reflection of practice, evaluation of results achieved and change in teaching
practice. |
eng |
dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Prática docente |
por |
dc.subject |
Formação continuada |
por |
dc.subject |
Qualidade de ensino |
por |
dc.subject |
Avaliações externas |
por |
dc.subject |
ÉTICA E GESTÃO |
por |
dc.subject |
Teaching practice |
eng |
dc.subject |
Continuing education |
eng |
dc.subject |
Teaching quality |
eng |
dc.subject |
External
assessments |
eng |
dc.title |
Formação continuada de docentes dos anos iniciais da rede estadual de Ariquemes, Rondônia: um diferencial na qualidade no ensino numa perspectiva emancipatória |
por |
dc.type |
Dissertação |
por |
dc.contributor.referee1 |
Klein, Remi |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 |
por |
dc.description.resumo |
A Formação Continuada tem se tornado indispensável para a busca da qualidade de
ensino no país, apesar de muitos docentes ainda resistirem a esta prática. Este estudo é
fruto da análise sobre os resultados das avaliações externas e a prática docente pautada
em análises e reflexões avaliativas sobre a melhoria da qualidade de ensino a partir da
inserção da formação continuada no cotidianao escolar. Para tanto, buscou-se avaliar
por meio de pesquisa bibliográfica e documental a visão de autores em relação aos
conceitos da formação continuada, bem como os reflexos da mesma nos resultados
alcançados nas avaliações externas. Este trabalho está estruturado em três capítulos. No
primeiro capítulo apresenta-se e discute-se na visão de diversos autores conceitos
histórico da educação no Brasil e da formação continuada. O capítulo dois aborda a
qualidade de ensino e avaliação no âmbito da formação continuada, focando a avaliação
externa, bem como apresenta e caracteriza as matrizes que norteiam essas avaliações. O
capítulo três apresenta como parâmetro para análise e discussão o perfil das escolas
estaduais do município de Ariquemes e os resultados do IDEB. Após caracterização das
escolas, relata-se como se deu a inserção da formação continuada nestas escolas e o
programa de formação continuada Pró-Letramento, bem como a discussão e reflexão
sobre a importância desta. Os resultados obtidos através do objeto de pesquisa mostram
que a formação continuada pode contribuir para significaticas mudanças na prática
docente e na qualidade de ensino, podendo ser de caráter local ou nacional, pois tornam
o ato de ensinar uma constante reflexão da prática, avaliação dos resultados alcançados
e mudança da prática docente. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5928211103926001 |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Nogueira, Sandra Vidal |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1164669318007879 |
por |