dc.creator |
Krüger, Rudi Augusto |
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dc.date.accessioned |
2016-07-25T15:48:06Z |
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dc.date.available |
2013-10-21 |
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dc.date.available |
2016-07-25T15:48:06Z |
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dc.date.issued |
2013-08-05 |
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dc.identifier.citation |
KRÜGER, Rudi Augusto. Pastores generosos, igrejas que promovem justiça na comunidade: a formação teológica e a justiça social na perspectiva bíblica. 2013. 82 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/410 |
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dc.description.abstract |
There is a high probability of having faith communities in our day as the one described
in Acts of the Apostles, in which there was no need. What do we lack? Examining the
leaders of the early church as well as the life and example of Jesus, generosity was
something striking and decisive to determine their actions. But where did this come
from? The Old Testament makes it abundantly clear that from the beginning the Creator
and God of Israel had in mind a society of justice. These measures and provisions are
found in innumerous passages of the Pentateuch, they are praised in the books of
wisdom, and the prophets proclaim them fearlessly taking away any doubts as to the
origin of the social movement that swept the first community of faith. By examining the
curricula of a selection of our schools of theology, however, we don t find this
understanding of the importance of generosity in the leadership of our communities of
faith. Theological training in Brazil is reaching an increasingly more elaborate,
scientific plateau - which is very good, but the need to cultivate solidary sensitivity is
obvious. For that purpose it must be exemplified, lived out, passed on. And if the
process did not start at home, it must have its beginning in the church. Zacchaeus, after
the moment of grace with the Master, knew very well what to do with his possessions -
because he knew the Scriptures. We propose a curriculum that places generosity as the
brand of the graduates - a challenge that will require unity in the institution, a faculty
that is cohesive, capable and flexible, and the dedication of the students in the
classroom, in the projects, in their relationships, family, in the community. It will also
become obvious that neoliberalism, individualism and consumerism will eventually be
unmasked in the process of forming a new generation of pastors. |
eng |
dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Atos de justiça |
por |
dc.subject |
Generosidade |
por |
dc.subject |
Justiça social |
por |
dc.subject |
Liberalidade |
por |
dc.subject |
Misericórdia |
por |
dc.subject |
Sensibilidade solidária |
por |
dc.subject |
ÉTICA E GESTÃO |
por |
dc.subject |
Acts of justice |
eng |
dc.subject |
Generosity |
eng |
dc.subject |
Social justice |
eng |
dc.subject |
Liberality |
eng |
dc.subject |
Mercy |
eng |
dc.subject |
Solidary sensitivity |
eng |
dc.title |
Pastores generosos, igrejas que promovem justiça na comunidade: a formação teológica e a justiça social na perspectiva bíblica |
por |
dc.type |
Dissertação |
por |
dc.contributor.referee1 |
Schmitt, Flavio |
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dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4051638587142121 |
por |
dc.description.resumo |
Há grande probabilidade de termos comunidades de fé em nossos dias como aquela
descrita em Atos dos Apóstolos, na qual não havia nenhum necessitado. O que nos
falta? Examinando bem as lideranças daquela igreja, bem como a própria vida e
exemplo de Jesus, a generosidade era algo marcante e decisivo para determinar as
ações. Mas de onde vinha isso? O Antigo Testamento deixa muitíssimo claro que desde
o princípio o Criador e Deus de Israel tinha em mente uma sociedade de justiça. Essas
providências e provisões são apresentadas em inúmeras passagens do Pentateuco, elas
são louvadas nos livros de sabedoria, e os profetas as proclamam destemidamente,
tirando quaisquer dúvidas quanto à origem do movimento social que tomou conta da
primeira comunidade de fé. Ao examinar os currículos de uma seleção de nossas escolas
de teologia, porém, descobrimos que não existe esta compreensão da importância da
generosidade na liderança de nossas comunidades de fé. O ensino teológico está
alcançando um nível cada vez mais elaborado, científico o que é muito bom, mas a
sensibilidade solidária precisa ser cultivada. Para isso, precisa ser exemplificada, vivida,
passada adiante. E se não começou no próprio lar, precisa ter seu início na igreja.
Zaqueu, após o momento de graça com o Mestre, sabia muito bem o que fazer com os
seus bens materiais pois conhecia as Escrituras. Propomos um currículo que coloque a
generosidade como a marca do egresso um desafio que exigirá unidade na instituição,
um corpo docente coeso, capaz e flexível, e a dedicação dos alunos, em sala de aula, nos
projetos, em seus relacionamentos, na família, na comunidade. Ficará óbvio também
que o neoliberalismo, o individualismo e o consumismo acabarão sendo desmascarados
neste processo de formação pastoral. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Hoch, Lothar Carlos |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3839198682581414 |
por |