Faculdades EST Repository

Os discursos e as ações das equipes gestoras numa rede de ensino confessional e suas implicações na práxis docente

Show simple item record

dc.creator Schmitt, Miguel ângelo
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:44:59Z
dc.date.available 2013-10-17
dc.date.available 2016-07-25T15:44:59Z
dc.date.issued 2013-03-22
dc.identifier.citation SCHMITT, Miguel ângelo. Os discursos e as ações das equipes gestoras numa rede de ensino confessional e suas implicações na práxis docente. 2013. 99 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/404
dc.description.abstract This study is based on a research which seeks to analyze the practices of school management teams in the schools of a network of confessional teaching, concentrated on the following questioning: Is there consistency between the discourse and the actions of the management teams of the schools of the confessional schools network and in what way do this discourse and these actions implicate in the teaching praxis? For the construction of the research process, we opted for a case study with a qualitative theoretical-methodological focus and the instruments which are being used for collecting the data for the research are: analysis of documents, participant observations, semi-structured questionnaires and interviews. For the analysis of the data we opted to use discourse analysis. The findings of the research show that inconsistencies do exist which generate approximations and distancing between the desires expressed in the documents which guide the educational schools/units of the teaching network researched. These inconsistencies permeate lines much more tenuous than the conscious desire of the manager and most of the time arise without the manager him/her self or the managing teams perceiving that it happened or how it happened. There is a need to rethink not only the role of the management teams and the processes of their formation, but also the processes in which they are inserted and how these processes interfere in the production of the inconsistencies found day to day in management. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Equipes gestoras por
dc.subject Práxis docente por
dc.subject Implicações por
dc.subject Incoerências por
dc.subject EDUCAÇÃO E RELIGIÃO por
dc.subject Management teams eng
dc.subject Teaching praxis eng
dc.subject Implications eng
dc.subject Inconsistencies eng
dc.title Os discursos e as ações das equipes gestoras numa rede de ensino confessional e suas implicações na práxis docente por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Klein, Remi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.contributor.referee2 Cruz, Maria Waleska
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4861351123308179 por
dc.description.resumo O presente estudo está pautado em uma pesquisa que busca analisar as práticas das equipes gestoras nas escolas de uma rede de ensino confessional, concentrado no seguinte questionamento: Existe coerência entre os discursos e as ações das equipes gestoras nas escolas da rede de ensino confessional e de que forma estes discursos e estas ações implicam na práxis docente? Para construção do processo de pesquisa, optou-se por um estudo de caso, com enfoque teórico-metodológico qualitativo, e os instrumentos que estão sendo utilizados para a coleta de dados da pesquisa são a análise de documentos, observações participantes, questionários e entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados optou-se pela análise de discurso. Os achados da pesquisa demonstram que existem, sim, incoerências que geram aproximações e distanciamentos entre os desejos expressos nos documentos que norteiam as escolas/unidades de ensino da rede de ensino pesquisadas. Essas incoerências perpassam linhas muito mais tênues do que o desejo consciente do gestor e na maioria das vezes surgem sem que o próprio gestor ou as equipes gestoras percebam que ocorreu ou como ocorreu. Existe a necessidade de repensar não só o papel das equipes gestoras e os processos de formação das mesmas, mas também os processos nos quais estas estão inseridas e a forma como estes processos interferem na produção das incoerências encontradas no dia a dia da gestão. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2863048797337348 por
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 por


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account