Repositório Faculdades EST

Experiências formativas : contribuições da Semana de Criatividade para a formação de educadores

Mostrar registro simples

dc.creator Ponick, Edson
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:31:47Z
dc.date.available 2007-10-05
dc.date.available 2016-06-17T20:31:47Z
dc.date.issued 2007-07-30
dc.identifier.citation PONICK, Edson. Experiências formativas : contribuições da Semana de Criatividade para a formação de educadores. 2007. 83 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/398
dc.description.abstract The dissertation presents contributions about the Week of Creativity (WC) to the training of educators. It is a qualitative research that had as empirical source narratives written by participants of the 2006 WC in log books. The analysis of the empirical material and the construction of the text were are based on contributions from the theological and pedagogical fields. The study highlights three outstanding aspects of the WC. The first aspect regards the movement in education. It emphasizes the importance of involving the whole body; the circle as a space of meeting, exhibition and learning; the disorder as an ingredient that constitutes the human being; and the context as part of the process of teaching-learning. The second aspect presents the learning process as formed by four elements. The first element points to the learning through living together, valuing the difference; the second one focuses on the construction of knowledge as a co-instruction wherein learning takes place through different experiences; the third one tells about the importance of learning by hearing; and the forth aspect deals the revelations about oneself as well as about the other. The third aspect of the WC presents play as an element that constitutes human being. Laughter, happiness and humor are specially highlighted; the person who coordinates is characterized as co-responsible for joy in the classroom; and it points to the need of keeping awake the child that is present in each human being as a way to experience the enchanting of cooperation, communion and happiness of being and learning together. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Experiência por
dc.subject Movimento por
dc.subject Construção por
dc.subject Brincar por
dc.subject Formação por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA por
dc.subject Experience eng
dc.subject Movement eng
dc.subject Construction eng
dc.subject Play eng
dc.subject Training eng
dc.title Experiências formativas : contribuições da Semana de Criatividade para a formação de educadores por
dc.type Dissertação por
dc.description.resumo A dissertação apresenta contribuições da Semana de Criatividade (SC) para a formação de educadores e educadoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como fonte empírica narrativas escritas por participantes da SC de 2006 através de diários de bordo. A análise do material empírico e a construção do texto foram realizadas articulando contribuições do campo da teologia e da pedagogia. O estudo destaca três aspectos marcantes da SC. O primeiro é a questão do movimento na educação. Enfatiza a importância do envolvimento de corpo inteiro; a roda como espaço de encontro, exposição e aprendizagem; a desordem como ingrediente constitutivo do ser vivo; e o entorno contextual como parte do processo de ensino-aprendizagem. O segundo aspecto apresenta a construção como caminho para a aprendizagem, constituindo-se a partir de quatro elementos. O primeiro aponta para a aprendizagem na convivência, valorizando a diferença; o segundo destaca a construção do conhecimento como uma co-instrução em que o tempo de aprender se faz em diferentes experiências; o terceiro discorre sobre a importância da aprendizagem pelo ouvir; e o quarto desvela as descobertas consigo mesmo e com o outro. O terceiro aspecto da SC mostra o brincar como elemento constitutivo do ser humano. Nele o riso, a alegria e o humor recebem um destaque especial; a pessoa que coordena é apresentada como co-responsável pela alegria em sala de aula; e aponta-se para a necessidade de manter desperta a criança presente em cada ser humano, para experienciar o encanto da cooperação, da comunhão e da alegria de estar e aprender junto. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3902097869731480 por
dc.contributor.advisor1 Klein, Remi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta