dc.creator |
Penno, Rosemeri Galvão |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-25T15:38:52Z |
|
dc.date.available |
2009-04-13 |
|
dc.date.available |
2016-07-25T15:38:52Z |
|
dc.date.issued |
2009-02-25 |
|
dc.identifier.citation |
PENNO, Rosemeri Galvão. O processo educativo e a formação identitária. 2009. 82 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/38 |
|
dc.description.abstract |
The aim of this research is to explore the following theme: the implications of the educational
process into the formation of identity. It focuses on the development of identity, observing its
process of construction, its implications and relationship with the educational process. Robert
Daunis' concept of identity was used as a reference and we approached the concepts of "self"
and individualization. After we looked at the formation of personality according to Freudian
psychoanalytic theory that determines the dialectic formation of identity, arguing that
personality and identity are simultaneous structures. The psychosexual phases of development
and of psyche into ego, super-ego and "id" formation were also considered. Paul Ricoeur is
another mentioned author with the theme of personal identity. He analyses three fundamental
phases: introspection, identifying process and establishment of identity. The next step was the
analysis of the educational process to construct identity. The basis is the comprehension that
the formation of human being is unconditionally connected to educational process and to the
understanding of its ideological aspects. It was important to show the place of the curriculum
on this process of learning, the influences of means of communication and also many different
styles of education and its influences, as well as the educational aims. We observed that the
construction of identity is directly related to the educational process, so that educational
efforts that are responsible and proper, will try hard to get total well-being for children and
pupils, in the physical, intellectual, psycho-social and spiritual aspects always together with
the pupils' family which has a special role. Finally, a reflection about the implications,
influences and consequences of the educational process to the formation of the identity with
contributions from psychology of education by Reinhard and Anne Marie Tausch were made.
They focus the characteristics of personality as an educational objective. In this way it was
possible to conclude that the family's way of living together with the school work will create
other possibilities of communication in which everyone will learn, reconsidering all values
and trying to live new community experiences. |
eng |
dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Identidade |
por |
dc.subject |
Processo educativo |
por |
dc.subject |
Formação identitária |
por |
dc.subject |
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA |
por |
dc.subject |
Identity |
eng |
dc.subject |
Educational process |
eng |
dc.subject |
Formation of identity |
eng |
dc.title |
O processo educativo e a formação identitária |
por |
dc.type |
Dissertação |
por |
dc.description.resumo |
A presente dissertação visa explorar as implicações do processo educativo na formação
identitária, discorrendo sobre o processo de construção e desenvolvimento da identidade e sua
relação com o processo educativo. Para tanto, utilizou-se como marco teórico o conceito de
identidade de Roberto Daunis, sendo abordados os conceitos de "eu", "self" e individuação
para a compreensão da identidade. Utilizando os pressupostos da estruturação da
personalidade dados pela teoria psicanalítica freudiana, a qual determina e fundamenta
ativamente a estruturação dialética da identidade, corroborando que personalidade e
identidade são estruturas concomitantes, foi dada ênfase às fases psicossexuais do
desenvolvimento e a estruturação da psique em ego, superego e id. Baseando-se também nos
conceitos de identidade narrativa de Paul Ricoeur, discorre-se sobre as três fases fundamentais
para a elaboração da identidade, a saber: a introjeção, a identificação e a identidade. A partir
dessa extensa base teórica que fornece subsídios para compreensão da formação identitária,
seguiu-se com a análise das implicações do processo educativo na construção identitária,
baseando-se na compreensão de que a constituição do ser esbarra, incondicionalmente, nas
teorias da educação e aprendizagem e no entendimento do seu caráter ideológico. Sobre as
teorias da educação, procurou-se destacar o lugar do currículo na aprendizagem, a influência
das instâncias culturais e os tipos de estilos educativos e suas influências, discorrendo-se
também sobre as metas educativas. Constou-se que a construção da identidade se relaciona
diretamente ao processo educacional, uma vez que os esforços educacionais têm como ponto
de gravitação a busca do bem-estar integral dos alunos em conjunto com a educação familiar,
que possui especial papel e influência no desenvolvimento da identidade. Por fim, discorre-se
sobre as implicações, influências e conseqüências do processo educativo para a formação da
identidade, trazendo as contribuições da psicologia da educação de Reinhard e Anne Marie
Tausch, os quais enfatizam as características da personalidade como objetivo educacional.
Conclui-se que as práticas familiares aliadas ao trabalho na escola criam outras possibilidades
de comunicação nas quais todos aprendem, reavaliando valores e vivenciando novas
experiências comunitárias. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Streck, Valburga Schmiedt |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7037456709159953 |
por |