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O sujeito do discurso: uma leitura de gênero das diretrizes para a educação na Igreja Metodista

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dc.creator Dorneles, Simone Silva
dc.date.accessioned 2016-07-25T16:00:44Z
dc.date.available 2007-04-13
dc.date.available 2016-07-25T16:00:44Z
dc.date.issued 2006-08-01
dc.identifier.citation DORNELES, Simone Silva. O sujeito do discurso: uma leitura de gênero das diretrizes para a educação na Igreja Metodista. 2006. 125 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2006. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/37
dc.description.abstract The Subject of Discourse is a reading of gender of the discourse of education for citizenship which is present in the Guidelines for Education in the Methodist Church. These guidelines are found in the Plan for the Life and Mission of the Church, a document which was approved in 1982 at the XIII General Conference of the Methodist Church. The theoretical reference chosen for a possible reading of gender is work produced in the area of Feminist Liberation Theology. Discourse analysis is used as a qualitative methodological research approach in Social Sciences. In this study, the critical feminist hermeneutical proposal of Elizabeth Schüssler Fiorenza and the language studies of Eni Puccinelli Orlandi are used in order to deconstruct and give meaning to the educational discourse of the document in question. The text is organized into three chapters, based upon critical feminist hermeneutics: See, Name and Reconstruct. In the first chapter, See represents a visualization of the educational history of the Methodist Church; in the second chapter, Name implies the identification of the branches of discourse which characterize the document inspired by Liberation Theology and Brazilian pedagogical tradition; in the third chapter, Reconstruct means a rereading of the discourse of education for citizenship from the perspectives of Feminist Liberation Theology. A reading of gender of the Guidelines for Education is a suspect exercise in relation to the document s construction of discourse. This conjecture was transformed into a premise and thus oriented this study by asking the text about the subject that articulates this evangelical religious confession s discourse of education for citizenship. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Educação na Igreja Metodista por
dc.subject Teologia feminista por
dc.subject Gênero por
dc.subject Education in the Methodist Church eng
dc.subject Feminist Liberation Theology eng
dc.subject Gender eng
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.title O sujeito do discurso: uma leitura de gênero das diretrizes para a educação na Igreja Metodista por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Pauly, Evaldo Luis
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7187415721002122 por
dc.contributor.referee2 Eggert, Edla
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8360909218928418 por
dc.description.resumo O Sujeito do Discurso é uma leitura de gênero do discurso de educação para a cidadania presente nas Diretrizes para a Educação na Igreja Metodista (DEIM), documento que integra o Plano para a Vida e a Missão da Igreja (PVMI) promulgado no XIII Concílio Geral da Igreja Metodista no ano de 1982. O referencial teórico escolhido para uma possível leitura de gênero é a produção teológica feminista da libertação e a análise de discurso enquanto uma abordagem metodológica qualitativa de pesquisa nas ciências sociais. Neste trabalho, toma-se a proposta hermenêutica crítica feminista de Elizabeth Schüssler Fiorenza e os estudos sobre a linguagem de Eni Puccinelli Orlandi para a desconstrução e significação do discurso educacional do documento em estudo. O texto está organizado em três capítulos, a partir dos passos da hermenêutica crítica feminista Ver, Nomear e Reconstruir. No primeiro capítulo, Ver representa visibilizar a história educacional da Igreja Metodista; no segundo capítulo, Nomear implica identificar as filiações discursivas que caracterizam o documento inspirado na Teologia da Libertação e na tradição pedagógica brasileira; no terceiro capítulo, Reconstruir significa reler o discurso de educação para a cidadania desde os aportes da Teologia Feminista da Libertação. Uma leitura de gênero das Diretrizes para a Educação é um exercício de suspeita em relação à construção discursiva do documento; suspeita esta que se transformou em premissa e orientou este trabalho ao perguntar ao texto sobre o sujeito que enuncia o discurso de educação para a cidadania dessa confissão religiosa evangélica. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8701642734872461 por
dc.contributor.advisor1 Deifelt, Wanda
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4595912286718252 por


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