Faculdades EST Repository

Ensino religioso e os aspectos formativos da pessoa

Show simple item record

dc.creator Maranguape, Francisco Muniz
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:36:28Z
dc.date.available 2013-08-27
dc.date.available 2016-07-25T15:36:28Z
dc.date.issued 2013-04-17
dc.identifier.citation MARANGUAPE, Francisco Muniz. Ensino religioso e os aspectos formativos da pessoa. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/377
dc.description.abstract The investigation of theorical nature and eminentement bibliographical stamp articulates ideas and concepts pertinent to Religions Teaching to the Whole formation of the people. Begining winth a conceptual base, talko about the caracterization of Religions Teaching ahile epistemological area and the whole part of the child and young people s in relation to the legistation nowadays, supponted by the Federal Constituion and the Diretrizes and Bases Lan. After thio accupies with the configuration of what the integral formation is, anda the same values the education to the citizenship and moral values, the education to the transcendence and articulates ideas about the liberator Education of Paulo Freire. In the last chaptes it, privileges the sense of the Religions Teaching in a approach that gives a good value the Integral Education, from a criticismo of the moral of banker education ande catechitic of the Religions Teaching winth a large opening to a new mode where it gives support to the necessities to prepare the children and teenagers to a good sociability in a plural world with a multiple gendes and religions creeds. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Ensino Religioso por
dc.subject Educação integral por
dc.subject Educação Libertadora por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE por
dc.subject Religions Teaching eng
dc.subject Integral Education eng
dc.subject Education Liberator eng
dc.title Ensino religioso e os aspectos formativos da pessoa por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 por
dc.description.resumo A investigação de natureza teórica e cunho eminentemente bibliográfico articulam ideias e conceitos atinentes ao Ensino Religioso, tendo em vista a formação integral da pessoa. Partindo de uma base conceitual, discorre sobre a caracterização do Ensino Religioso enquanto área epistemológica e parte integrante da formação de crianças e jovens conforme a legislação pertinente, amparada pela Constituição Federal e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Em seguida, ocupa-se na configuração do que seja a formação integral, ao tempo em que valoriza a educação para a cidadania e valores morais, a educação para a transcendência e articula ideias sobre a educação libertadora de Paulo Freire. No último capítulo, privilegia o sentido do Ensino Religioso numa abordagem que contempla a Educação integral, a partir de uma crítica do modelo de educação bancária e catequética do Ensino Religioso, com vistas à abertura para um novo modelo que venha a atender à necessidade de preparar crianças e jovens para a boa convivência diante de um mundo diverso e plural no que tange à multiplicidade de gênero e crenças religiosas. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 por


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account