dc.creator |
Maranguape, Francisco Muniz |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-25T15:36:28Z |
|
dc.date.available |
2013-08-27 |
|
dc.date.available |
2016-07-25T15:36:28Z |
|
dc.date.issued |
2013-04-17 |
|
dc.identifier.citation |
MARANGUAPE, Francisco Muniz. Ensino religioso e os aspectos formativos da pessoa. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/377 |
|
dc.description.abstract |
The investigation of theorical nature and eminentement bibliographical stamp
articulates ideas and concepts pertinent to Religions Teaching to the Whole
formation of the people. Begining winth a conceptual base, talko about the
caracterization of Religions Teaching ahile epistemological area and the whole
part of the child and young people s in relation to the legistation nowadays,
supponted by the Federal Constituion and the Diretrizes and Bases Lan. After
thio accupies with the configuration of what the integral formation is, anda the
same values the education to the citizenship and moral values, the education to
the transcendence and articulates ideas about the liberator Education of Paulo
Freire. In the last chaptes it, privileges the sense of the Religions Teaching in a
approach that gives a good value the Integral Education, from a criticismo of the
moral of banker education ande catechitic of the Religions Teaching winth a
large opening to a new mode where it gives support to the necessities to
prepare the children and teenagers to a good sociability in a plural world with a
multiple gendes and religions creeds. |
eng |
dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Ensino Religioso |
por |
dc.subject |
Educação integral |
por |
dc.subject |
Educação Libertadora |
por |
dc.subject |
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE |
por |
dc.subject |
Religions Teaching |
eng |
dc.subject |
Integral Education |
eng |
dc.subject |
Education Liberator |
eng |
dc.title |
Ensino religioso e os aspectos formativos da pessoa |
por |
dc.type |
Dissertação |
por |
dc.contributor.referee1 |
Streck, Gisela Isolde Waechter |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 |
por |
dc.description.resumo |
A investigação de natureza teórica e cunho eminentemente bibliográfico
articulam ideias e conceitos atinentes ao Ensino Religioso, tendo em vista a
formação integral da pessoa. Partindo de uma base conceitual, discorre sobre
a caracterização do Ensino Religioso enquanto área epistemológica e parte
integrante da formação de crianças e jovens conforme a legislação pertinente,
amparada pela Constituição Federal e pela Lei de Diretrizes e Bases da
Educação. Em seguida, ocupa-se na configuração do que seja a formação
integral, ao tempo em que valoriza a educação para a cidadania e valores
morais, a educação para a transcendência e articula ideias sobre a educação
libertadora de Paulo Freire. No último capítulo, privilegia o sentido do Ensino
Religioso numa abordagem que contempla a Educação integral, a partir de
uma crítica do modelo de educação bancária e catequética do Ensino
Religioso, com vistas à abertura para um novo modelo que venha a atender à
necessidade de preparar crianças e jovens para a boa convivência diante de
um mundo diverso e plural no que tange à multiplicidade de gênero e crenças
religiosas. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Brandenburg, Laude Erandi |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 |
por |