Repositório Faculdades EST

As interfaces da língua portuguesa frente às práticas pedagógicas: narrativa de uma professora no programa Um Gestar em Cada Escola

Mostrar registro simples

dc.creator Mascarenhas, Ana Sheila Soares
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:29:28Z
dc.date.available 2013-08-17
dc.date.available 2016-07-25T15:29:28Z
dc.date.issued 2013-01-07
dc.identifier.citation MASCARENHAS, Ana Sheila Soares. As interfaces da língua portuguesa frente às práticas pedagógicas: narrativa de uma professora no programa Um Gestar em Cada Escola. 2013. 74 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/366
dc.description.abstract This study is a reflective narrative of my experiences from training and professional work as a teacher of English in public schools in Feira de Santana, Bahia, with focus and focus on Program A gestate in each school (Learning Management school - gestate). Under a critical bias, analyzing the importance of Community Education, Religious Education, teaching practice and knowledge needed for teaching language from the perspective of being a teacher and his relationship with the construction of a professional identity and its dimension. This work aims to reflect the importance of training and upgrading of teachers, as well as highlight the proactive stance of a teacher researcher emphasized by researcher Stella Maris Bortoni-Ricardo, seeking a praxis that involves skill, knowledge of new technologies, respect, creativity , critical analysis, teamwork and autonomy. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Língua Portuguesa por
dc.subject Educação por
dc.subject Práticas Pedagógicas por
dc.subject Narrativa por
dc.subject Educação Comunitária por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE por
dc.subject Portuguese Language eng
dc.subject Education eng
dc.subject Pedagogical Practices eng
dc.subject Narrative eng
dc.subject Community Education eng
dc.title As interfaces da língua portuguesa frente às práticas pedagógicas: narrativa de uma professora no programa Um Gestar em Cada Escola por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Klein, Remi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.description.resumo O presente estudo consiste numa narrativa reflexiva a partir das minhas experiências de formação e atuação profissional como docente de língua portuguesa da rede pública de ensino em Feira de Santana, na Bahia, com foco e enfoque no Programa Um gestar em cada escola (Gestão de Aprendizagem Escolar GESTAR). Sob um viés crítico, analisando a importância da Educação Comunitária, o Ensino Religioso, as práticas pedagógicas e os saberes necessários para o ensino de língua materna a partir da visão do que é ser docente e sua relação com a construção de uma identidade profissional e sua dimensão. Este trabalho visa refletir a importância da formação e da atualização do docente, bem como ressaltar a postura pró-ativa de um docente pesquisador enfatizada pela pesquisadora Stella Maris Bortoni-Ricardo, buscando uma práxis que envolva competência, conhecimento das novas tecnologias, respeito, criatividade, análise crítica, trabalho em grupo e autonomia. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5827990694943919 por
dc.contributor.advisor1 Paixão, Márcia Eliane Leindcker da
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6024105249647787 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta