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O papel da mulher no cristianismo primitivo: uma leitura do quarto evangelho

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dc.creator Sousa, Maria da Conceição Fernandes Evangelista de
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:20:45Z
dc.date.available 2013-05-22
dc.date.available 2016-07-25T15:20:45Z
dc.date.issued 2013-01-17
dc.identifier.citation SOUSA, Maria da Conceição Fernandes Evangelista de. O papel da mulher no cristianismo primitivo: uma leitura do quarto evangelho. 2013. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/364
dc.description.abstract This work has the theme "The role of women in early Christianity: a reading of the Fourth Gospel." Bibliographical research was performed on the subject in question. The deepening of the theme enabled an understanding of patriarchal societies of the Mediterranean area, in the first century b.C and a.C., mainly Jewish society, Greco Roman and Egyptian in which the domination of men over women was given in many ways. In Jewish society still weighed purity laws. In Greco Roman society that domination was legitimized by the belief that the gods determined social roles. In this context, born the Jesus movement with a social and religious practice that is contrary to the laws of the patriarchal system. In this movement, as the Johannine literature recorded in the fourth gospel, women played a leading role both in movement and in the organization of the first communities. The fourth gospel keeps the memory of these women analyzed here: Mary, mother of Jesus at the Wedding at Cana anticipates the hour and introduces Jesus in his public ministry. Maria again present at the time of the glorification of Jesus on the cross, receives the new community represented in the figure of the disciple or beloved disciple. The Samaritan woman at the edge of the pit, with whom Jesus establishes a dialogue, against all the customs of the time, it becomes a missionary of the Samaritans. Marta, the Johannine literature keeps the memory of his profession of faith like Peter in the apostolic communities. His sister Maria, is a disciple, has the proper attitude of disciple, that in patriarchal society was reserved only to men. In Johannine community is she who anoints Jesus. Mary Magdalene the first to see the risen Jesus and testifies: "I saw the Lord". eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Patriarcalismo por
dc.subject Movimento de Jesus por
dc.subject Mulher discípula por
dc.subject Discipulado de iguais por
dc.subject Quarto evangelho por
dc.subject Discípula amada por
dc.subject LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA por
dc.subject Patriarchy eng
dc.subject Jesus Movement eng
dc.subject Woman disciple eng
dc.subject Discipleship of equals eng
dc.subject Fourth gospel eng
dc.subject Beloved disciple eng
dc.title O papel da mulher no cristianismo primitivo: uma leitura do quarto evangelho por
dc.type Dissertação por
dc.description.resumo Este trabalho tem como tema O papel da mulher no cristianismo primitivo: uma leitura do quarto evangelho . Foi realizada pesquisa bibliográfica sobre a literatura especializada no assunto. O aprofundamento do tema possibilitou uma compreensão das sociedades patriarcais da área do Mediterrâneo, no I séc. a.C e d.C, principalmente a sociedade judaica, greco romana e egípcia nas quais a dominação do homem sobre a mulher se dava de muitas maneiras. Na sociedade judaica pesava ainda as leis de pureza. Na sociedade greco romana essa dominação era legitimada pela crença de que as divindades determinavam os papéis sociais. Nesse contexto, surgiu o movimento de Jesus com uma prática social e religiosa que contrariava as leis do sistema patriarcal. Nesse movimento, conforme a literatura joanina registrada no quarto evangelho, as mulheres desempenharam um papel de protagonistas, tanto no movimento como na organização das primeiras comunidades. O quarto evangelho guardou a memória dessas mulheres aqui analisadas: Maria, mãe de Jesus nas Bodas de Caná antecipou a hora e introduziu Jesus no seu ministério público. Maria, novamente presente na hora da glorificação de Jesus na cruz, recebeu a nova comunidade representada na figura do discípulo ou discípula amada. A mulher samaritana, na beira do poço, com quem Jesus estabeleceu um diálogo, contrariando todos os costumes da época, torna-se a missionária dos samaritanos. Marta, a literatura joanina guardou a memória de sua profissão de fé semelhante à de Pedro nas comunidades apostólicas. Maria sua irmã, discípula, teve a atitude própria de discípula que na sociedade patriarcal era reservada só aos homens. Na comunidade joanina foi ela quem ungiu Jesus. Maria Madalena a primeira a ver Jesus ressuscitado e a testemunhar: eu vi o Senhor . por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.contributor.advisor1 Schmitt, Flavio
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4051638587142121 por


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