Repositório Faculdades EST

Mais do que um tour e estudo do idioma: intercâmbio cultural como processo de aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.creator Diehl, Tanani Boll
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:23:56Z
dc.date.available 2013-04-10
dc.date.available 2016-07-25T15:23:56Z
dc.date.issued 2013-02-21
dc.identifier.citation DIEHL, Tanani Boll. Mais do que um tour e estudo do idioma: intercâmbio cultural como processo de aprendizagem. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/358
dc.description.abstract The research More than a tour and study of a language: cultural exchange as a learning process is divided in three parts being the first one concerned with adolescence, the second with education and the third with the exchange program. Identifying situations in regard to adolescence has been very important to help understanding the reactions of adolescents, their longings and their impetuous changing in mood, their audacity and their fears. Moreover, psychosocial and social aspects are taken into consideration throughout the research, in other words, their relations with family and friends in the attempt to live the moratorium imposed by the adult until they reach their adult world . The education offered in the schools must provide the complete development of the student, as well as the exercise of citizenship and his preparation for the world of work, according to what is evident in LDB (Law of rules and basis). The interaction, the change of experience and the living together with the classmates, friends and teachers allow the students to assume the moments in which education is taking place, this way reaching a complete education. It is important to highlight the essential role that curriculum and evaluation play in education and, therefore in each school committed to the formation of adolescents. The subject exchange is approached from the social research carried out with the students that participated of one of the editions of the exchange and shows the analyses and results of the data provided by the participants. Besides, based on the results obtained, a proposal of implementation of exchange programs in the schools of Rede Sinodal de Educação is presented. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Adolescência por
dc.subject Adolescentes por
dc.subject Educação por
dc.subject Intercâmbio por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Adolescence eng
dc.subject Adolescents eng
dc.subject Education eng
dc.subject Exchange eng
dc.title Mais do que um tour e estudo do idioma: intercâmbio cultural como processo de aprendizagem por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 por
dc.contributor.referee2 Nogueira, Sandra Vidal
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1164669318007879 por
dc.description.resumo O trabalho de pesquisa Mais do que um tour e estudo do idioma: intercâmbio cultural como processo de aprendizagem está dividido em três partes sendo que a primeira se ocupa com a adolescência, a segunda com a educação e a terceira com o intercâmbio. Identificar situações pertinentes a adolescência, tem-se mostrado de grande importância para auxiliar e compreender as reações dos adolescentes, seus anseios, suas mudanças bruscas de humor, sua ousadia e seus temores. Além disso, aspectos psicossociais e sociais são levados em consideração ao longo da pesquisa, ou seja, suas relações com família e amigos na tentativa de viver a moratória imposta pelo adulto até que alcance a sua adultez . A educação oferecida nas escolas deve proporcionar o pleno desenvolvimento do educando, bem como o exercício constante da cidadania e a preparação para o mundo do trabalho, conforme consta na LDB. A interação, a troca de experiências e a vivência com o grupo de colegas de classe, amigos e educadores permitem que os alunos se apropriem dos momentos em que a educação está acontecendo, alcançando assim, uma educação completa. Importante ressaltar o papel fundamental que o currículo e a avaliação desempenham na educação e, portanto em cada escola comprometida com a formação de adolescentes. O assunto intercâmbio é abordado a partir da pesquisa social feita com alunos que participaram de uma das edições dos programas e apresenta a análise e os resultados dos dados fornecidos pelos participantes da pesquisa. Ainda, com base nos resultados obtidos apresenta-se uma proposta de implantação de programas de intercâmbio nas escolas da Rede Sinodal de Educação. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2900562671030755 por
dc.contributor.advisor1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta