Repositório Faculdades EST

Corpo: trajetos e novos jeitos de ver e produzir o corpo na escola

Mostrar registro simples

dc.creator Ludwig, Gilberto Luiz
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:23:28Z
dc.date.available 2013-04-02
dc.date.available 2016-07-25T15:23:28Z
dc.date.issued 2013-02-25
dc.identifier.citation LUDWIG, Gilberto Luiz. Corpo: trajetos e novos jeitos de ver e produzir o corpo na escola. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/356
dc.description.abstract An analysis as to how the body is dealt with in the school based on pedagogical and disciplinary practices. The first part deals with the philosophical heritage which is one the vectors which helped to forge the concept of the body in western civilization. The second part puts forth the Hebrew-Christian heritage which also sustains the practices of the western culture with regard to the body and corporeity. The third part concerns itself with the place and the treatment of the body in the school with its pedagogical practices. The discourse which has historically been elaborated around the body in a predominant and dominating way has always been one of subjugating the body, through disdain and discipline, to the dictates of those who hold the social-economic and political-cultural power. The school has become a faithful ally of this purpose. It is necessary, therefore, to recover concepts and practices which forged western civilization and to propitiate new approaches with regard to the body, changing current conceptions and practices, including, in the classroom, the recovery of the dignity of the body, the dignity of the human being. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Corpo por
dc.subject Filosofia por
dc.subject Cristianismo por
dc.subject Escola por
dc.subject Disciplinamento por
dc.subject EDUCAÇÃO E RELIGIÃO por
dc.subject Body eng
dc.subject Philosophy eng
dc.subject Chrisitianity eng
dc.subject School eng
dc.subject Discipline eng
dc.title Corpo: trajetos e novos jeitos de ver e produzir o corpo na escola por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 por
dc.contributor.referee2 Kronbauer, Luiz Gilberto
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9231065813001096 por
dc.description.resumo Análise sobre como o corpo é tratado na escola a partir de práticas pedagógicas e disciplinares. A primeira parte trata da herança filosófica que é um dos vetores que ajudou a forjar o conceito de corpo da civilização ocidental. A segunda parte traz a herança da tradição hebraico-cristã que também sustentará as práticas da cultura ocidental em torno do corpo e da corporeidade. A terceira parte se ocupará do lugar e do trato que se dá para o corpo na escola com suas práticas pedagógicas. O discurso que se elaborou historicamente em torno do corpo de forma predominante e dominante sempre foi o de submeter o corpo, pelo desprezo e pelo disciplinamento, aos ditames de quem tem o poder socioeconômico e político-cultural. A escola tornou-se um fiel aliado desse propósito. Necessário se torna, então, resgatar conceitos e práticas que forjaram a civilização ocidental e possibilitar novas abordagens sobre o corpo, mudando concepções e práticas hodiernas, inclusive, em sala de aula, resgatando a dignidade do corpo, a dignidade do ser humano. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0688735822725139 por
dc.contributor.advisor1 Klein, Remi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta