dc.creator |
Silva, Jorge Luiz Teixeira da |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-25T15:58:29Z |
|
dc.date.available |
2008-02-27 |
|
dc.date.available |
2016-07-25T15:58:29Z |
|
dc.date.issued |
2007-07-31 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Jorge Luiz Teixeira da. Capoeira e identidade : um olhar ascógeno do racismo e da identidade negra através da capoeira. 2007. 102 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/354 |
|
dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Negro |
por |
dc.subject |
Capoeira |
por |
dc.subject |
Educação |
por |
dc.subject |
Identidade e Racismo |
por |
dc.subject |
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO |
por |
dc.title |
Capoeira e identidade : um olhar ascógeno do racismo e da identidade negra através da capoeira |
por |
dc.type |
Dissertação |
por |
dc.contributor.referee1 |
Rieth, Ricardo Willy |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2854589063294139 |
por |
dc.contributor.referee2 |
Andreola, Balduino Antonio |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6678521937817570 |
por |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa busca caracterizar a identidade do negro e do racismo através da capoeira. Este foco estabelece conexões com a produção histórica do racismo e da discriminação, que tem produzido formas esteriotipadas de representação social da identidade e do lugar do negro na sociedade. Analisa como os adolescentes negros, alunos do grupo de capoeira Zumbi, de uma escola localizada em um bairro empobrecido, marcados pela discriminação, re-elaboram essas imagens negativas na construção de sua identidade e nas relações interpessoais. Faz aproximações teóricas ligadas à formulação e busca de enfoques historiográficos, sociológicos e educacionais que ajudem a explicitar a história de nossa formação social, o caráter da discriminação étnica e social do negro. Através dos dados etnográficos e das falas dos alunos e professores, busca perceber como as manifestações de racismo e discriminação; e como essas categorias, quando percebidas, podem contribuir, de forma dialética, para processos de inclusão e de democratização das relações sociais. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4280350543141541 |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Ferraro, Alceu Ravanello |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2554901969383039 |
por |