Repositório Faculdades EST

Capoeira e identidade : um olhar ascógeno do racismo e da identidade negra através da capoeira

Mostrar registro simples

dc.creator Silva, Jorge Luiz Teixeira da
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:58:29Z
dc.date.available 2008-02-27
dc.date.available 2016-07-25T15:58:29Z
dc.date.issued 2007-07-31
dc.identifier.citation SILVA, Jorge Luiz Teixeira da. Capoeira e identidade : um olhar ascógeno do racismo e da identidade negra através da capoeira. 2007. 102 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/354
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Negro por
dc.subject Capoeira por
dc.subject Educação por
dc.subject Identidade e Racismo por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.title Capoeira e identidade : um olhar ascógeno do racismo e da identidade negra através da capoeira por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Rieth, Ricardo Willy
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2854589063294139 por
dc.contributor.referee2 Andreola, Balduino Antonio
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6678521937817570 por
dc.description.resumo Esta pesquisa busca caracterizar a identidade do negro e do racismo através da capoeira. Este foco estabelece conexões com a produção histórica do racismo e da discriminação, que tem produzido formas esteriotipadas de representação social da identidade e do lugar do negro na sociedade. Analisa como os adolescentes negros, alunos do grupo de capoeira Zumbi, de uma escola localizada em um bairro empobrecido, marcados pela discriminação, re-elaboram essas imagens negativas na construção de sua identidade e nas relações interpessoais. Faz aproximações teóricas ligadas à formulação e busca de enfoques historiográficos, sociológicos e educacionais que ajudem a explicitar a história de nossa formação social, o caráter da discriminação étnica e social do negro. Através dos dados etnográficos e das falas dos alunos e professores, busca perceber como as manifestações de racismo e discriminação; e como essas categorias, quando percebidas, podem contribuir, de forma dialética, para processos de inclusão e de democratização das relações sociais. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4280350543141541 por
dc.contributor.advisor1 Ferraro, Alceu Ravanello
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2554901969383039 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta