dc.creator |
Costa, Rosana Soares Gomes |
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dc.date.accessioned |
2016-06-17T20:31:18Z |
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dc.date.available |
2013-03-08 |
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dc.date.available |
2016-06-17T20:31:18Z |
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dc.date.issued |
2012-11-07 |
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dc.identifier.citation |
COSTA, Rosana Soares Gomes. Educação inclusiva digital: novas ferramentas curriculares para a aprendizagem na educação básica. 2012. 91 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/345 |
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dc.description.abstract |
This scientific investigation is inserted in the following line of research: Community Education, Childhood and Youth (MPE) of this Professional Master Program in Theology. The field of study is the new Digital Information and Communication Technologies, digital inclusion and free software - that brings new perspectives to the learning process at school. Since we live in a contemporaneous society, there are new forms of sociability such as the cyberspace, which have been used in different environments. Therefore, we analyze the cultures, educational processes and skills required at school. In this context, this study aims to understand the theoretical concepts and ways of using the new technologies - in a social and pedagogical approach - in order to promote digital inclusion in the Basic Education. Due to our deep analysis, this work is structured in three parts. In the first one, three pillars are highlighted - citizenship, learning and digital inclusion - aiming a revision of neoliberal postures that have been crystallized in the school activities in the sphere of relations between the global and the local. In the second one, we call attention to the profile of the school protagonists. We do it, firstly, in the light of the analysis of the social formation of the student. Secondly, we take into consideration the new curriculum scenarios arising from the virtual world, with emphasis on the possibilities of the digital technologies. And, thirdly, we aim to deeply analyze theory on educational practices and pedagogical requirements of the emerging universe created and recreated by digital technologies in Basic Education |
eng |
dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Educação |
por |
dc.subject |
Currículo |
por |
dc.subject |
Inclusão digital |
por |
dc.subject |
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE |
por |
dc.subject |
Education |
eng |
dc.subject |
Curriculum |
eng |
dc.subject |
Digital inclusion |
eng |
dc.title |
Educação inclusiva digital: novas ferramentas curriculares para a aprendizagem na educação básica |
por |
dc.type |
Dissertação |
por |
dc.contributor.referee1 |
Streck, Gisela Isolde Waechter |
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dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 |
por |
dc.description.resumo |
Esta investigação científica se insere na linha de pesquisa "Educação Comunitária Infância e Juventude do Mestrado Profissional em Teologia. O campo de estudos é o das novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicações, da inclusão digital e do software livre, que fazem surgir perspectivas diferenciadas de currículo e aprendizagem. Em uma sociedade contemporânea com novas formas de sociabilidade e o ciberespaço cada vez mais crescente em diversos ambientes, analisam-se as culturas, os processos educacionais e as competências requeridas no âmbito escolar. Neste contexto, objetiva-se, com a presente investigação, questionar: qual é o entendimento conceitual e como usar, do ponto de vista social e pedagógico, as novas ferramentas curriculares de aprendizagem, em prol de uma educação inclusiva digital para o segmento da Educação Básica? Para aprofundar a questão em pauta, o trabalho está estruturado em três partes. Na primeira são evidenciados três pilares de sustentação para a revisão de posturas neoliberalistas já cristalizadas em nosso cotidiano institucional escolar na esfera das relações entre o global e o local. São elas: a cidadania, a aprendizagem e a inclusão digital. Na segunda, merece destaque, por um lado, o perfil dos protagonistas escolares, a partir da análise sobre a formação social do aluno e, por outro, os novos cenários curriculares advindos do mundo da virtualidade, com ênfase nas perspectivas das tecnologias digitais. E, na terceira, busca-se o aprofundamento de conteúdos sobre as práticas educativas e as exigências pedagógicas que emergem do universo criado e recriado pelas tecnologias digitais na Educação Básica |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5854742320287874 |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Nogueira, Sandra Vidal |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1164669318007879 |
por |