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Aportes conceituais sobre a dialética inclusão/exclusão: possibilidades de convivência com a diversidade no espaço escolar

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dc.creator Ribeiro, Vagno Batista
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:31:18Z
dc.date.available 2013-03-11
dc.date.available 2016-06-17T20:31:18Z
dc.date.issued 2013-01-07
dc.identifier.citation RIBEIRO, Vagno Batista. Aportes conceituais sobre a dialética inclusão/exclusão: possibilidades de convivência com a diversidade no espaço escolar. 2013. 77 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/344
dc.description.abstract Inclusive Education in contemporaneity expresses one of the desires of a society which still stigmatizes and discriminates against people with special educational needs. Greater dignity, respect and integration are what the Brazilian inclusive education policies seek to propitiate for its society. Their greatest challenge is to transform the installed prejudiced mentality through actions of education professionals to change this situation. Faced with this challenge of schools being structured to work with homogeneity and never with diversity the goal of this paper is to defend the perspective of inclusive education aiming at the construction of a school for all, focusing on the dialectic of inclusion/exclusion. That is why its origins, its levels, its consequences as well as its incoherencies will be thematicized through descriptive, theoretical research which characterizes the danger of an inclusion which does not take into account the differences of the daily situations of the education professionals. Taking into account the conceptual paradigms and principles which are increasingly being defended in national and international documents, inclusion is a movement of global scope which gathers together people struggling for the people with special educational needs (PNEES) and their families in their quest for their rights and a place in society. However, what can actually be considered inclusion? What makes education professionals have such different comprehensions and meanings of this issue? And what are the main difficulties encountered from a conceptual point of view? eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Portadores de Necessidades Educativas Especiais por
dc.subject Educação Especial por
dc.subject Educação Inclusiva por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE por
dc.subject People with special educational needs eng
dc.subject Special Education eng
dc.subject Inclusive Education eng
dc.title Aportes conceituais sobre a dialética inclusão/exclusão: possibilidades de convivência com a diversidade no espaço escolar por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 por
dc.description.resumo Educação Inclusiva na contemporaneidade expressa um dos desejos de uma sociedade que, ainda, estigmatiza e discrimina pessoas portadoras de alguma necessidade educativa especial. Maior dignidade, respeito e integração é o que as políticas de educação inclusiva brasileira procuram propiciar à sua sociedade. Seu maior desafio é transformar a mentalidade preconceituosa instalada, por meio da ação de profissionais da educação para mudar esse quadro. Diante deste desafio, da escola estar estruturada para trabalhar com a homogeneidade e nunca com a diversidade , o presente trabalho tem como objetivo defender a perspectiva de educação inclusiva com vistas à construção de uma escola para todos, focalizando a dialética da inclusão/exclusão. Por isso, sua origem, seus graus, suas sequelas, bem como suas incoerências serão tematizados por meio de uma pesquisa teórica descritiva, que caracteriza o perigo de uma inclusão que desconhece a diferença na lida cotidiana dos profissionais de educação. Levando em conta os paradigmas conceituais e princípios que vêm sendo progressivamente defendidos em documentos nacionais e internacionais, a inclusão é um movimento de abrangência global que reúne pessoas na luta em favor das pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais (PNEES) e seus familiares na busca dos seus direitos e de um lugar na sociedade. Contudo, o que de fato pode ser considerado inclusão? O que leva os profissionais da educação terem compreensões e significados tão diferenciados sobre esta questão? E quais são as principais dificuldades encontradas, do ponto de vista conceitual? por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5935587215747170 por
dc.contributor.advisor1 Nogueira, Sandra Vidal
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1164669318007879 por


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