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dc.creator | Santos, Evaldo Luz | |
dc.date.accessioned | 2016-06-17T20:31:11Z | |
dc.date.available | 2012-12-10 | |
dc.date.available | 2016-06-17T20:31:11Z | |
dc.date.issued | 2012-04-14 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Evaldo Luz. A ética do cuidado no processo de ensino e aprendizagem da matemática. 2012. 62 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. | por |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/332 | |
dc.description.abstract | The aim of this study is to instigate reflections about the teaching and learning process, which often serves as an instrument of exclusion. Therefore, it s necessary to build a large discussion of all involved in this process, raising issues that can subsidize the construction of alternatives for teaching and learning mathematics today. In order to develop this purpose, a literature search methodology and questionnaires were used. So, it is clear that an urgent change in the image of mathematics is needed, not only in the way students see it, but how it is interpreted by teachers. One has to rethink its teaching process, still ruled by very archaic methodologies that aim to support the current neoliberal system. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Faculdades EST | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Ética | por |
dc.subject | Professor e aluno | por |
dc.subject | ÉTICA E GESTÃO | por |
dc.subject | Leaning and teaching | eng |
dc.subject | Mathematics | eng |
dc.subject | Ethics | eng |
dc.subject | Teacher and student | eng |
dc.title | A ética do cuidado no processo de ensino e aprendizagem da matemática | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo é instigar reflexões acerca do processo de ensino e aprendizagem, o que muitas vezes serve como instrumento de exclusão. Portanto, é preciso ter uma discussão ampla e aberta de todos os envolvidos neste processo, levantando problemáticas que possam subsidiar a construção de alternativas quanto ao ensino e à aprendizagem da Matemática nos dias atuais. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionários. Portanto, fica evidente que urge uma mudança na imagem da Matemática, não só com vistas a como o aluno a vê, mas como ela é interpretada pelos professores. Há de se repensar o seu processo de ensino, ainda bastante pautado em metodologias arcaicas que visam alimentar o sistema neoliberal vigente. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Teologia | por |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | por |
dc.publisher.initials | EST | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9491551580402131 | por |
dc.contributor.advisor1 | Brandenburg, Laude Erandi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 | por |