Repositorio Faculdades EST

A ética do cuidado no processo de ensino e aprendizagem da matemática

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Santos, Evaldo Luz
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:31:11Z
dc.date.available 2012-12-10
dc.date.available 2016-06-17T20:31:11Z
dc.date.issued 2012-04-14
dc.identifier.citation SANTOS, Evaldo Luz. A ética do cuidado no processo de ensino e aprendizagem da matemática. 2012. 62 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/332
dc.description.abstract The aim of this study is to instigate reflections about the teaching and learning process, which often serves as an instrument of exclusion. Therefore, it s necessary to build a large discussion of all involved in this process, raising issues that can subsidize the construction of alternatives for teaching and learning mathematics today. In order to develop this purpose, a literature search methodology and questionnaires were used. So, it is clear that an urgent change in the image of mathematics is needed, not only in the way students see it, but how it is interpreted by teachers. One has to rethink its teaching process, still ruled by very archaic methodologies that aim to support the current neoliberal system. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Ensino e aprendizagem por
dc.subject Matemática por
dc.subject Ética por
dc.subject Professor e aluno por
dc.subject ÉTICA E GESTÃO por
dc.subject Leaning and teaching eng
dc.subject Mathematics eng
dc.subject Ethics eng
dc.subject Teacher and student eng
dc.title A ética do cuidado no processo de ensino e aprendizagem da matemática por
dc.type Dissertação por
dc.description.resumo O objetivo deste estudo é instigar reflexões acerca do processo de ensino e aprendizagem, o que muitas vezes serve como instrumento de exclusão. Portanto, é preciso ter uma discussão ampla e aberta de todos os envolvidos neste processo, levantando problemáticas que possam subsidiar a construção de alternativas quanto ao ensino e à aprendizagem da Matemática nos dias atuais. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionários. Portanto, fica evidente que urge uma mudança na imagem da Matemática, não só com vistas a como o aluno a vê, mas como ela é interpretada pelos professores. Há de se repensar o seu processo de ensino, ainda bastante pautado em metodologias arcaicas que visam alimentar o sistema neoliberal vigente. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9491551580402131 por
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 por


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta